Saúde

Crianças também precisam de cuidados com a pele, alerta médica

Dermatologista alerta aos pais para estarem atentos e serem cautelosos na hora de escolher os produtos de hidratação

Foto: reprodução r7/ Pixabay

A pele das crianças também precisa receber cuidados durante essa fase de isolamento social. “Não tem jeito. Independentemente da idade, o confinamento vai impactar de alguma forma a vida de todas as crianças”, afirma Guilherme Polanczyk, professor de psiquiatria da infância e adolescência da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Os efeitos não são apenas psicológicos. Estão também na pele. Da mesma forma que os adultos, as crianças estão suscetíveis a desenvolver problemas como desidratação por exemplo. O motivo? Antes os pais passavam hidratante nas crianças após o banho. “Agora, com a nova rotina em casa e todos os desafios, a cabeças desses pais está a mil e muitos deles estão com dificuldade de conciliar as tarefas, e acabam esquecendo de manter hábitos simples como esse”, pontuou a farmacêutica Raigna Vasconcelos.

Segundo ela, é fundamental buscar a orientação médica para saber como cuidar da pele da criança. “As fórmulas são específicas para essa faixa etária. Não pode, de forma alguma, aplicar qualquer produto. A pele da criança pode estar precisando de uma hidratação simples ou um tratamento mais sério. Só o médico vai saber dizer”, alertou Raigna.

Por isso, a dermatologista Karina Mazzini orienta os pais, que precisarem comprar algum produto por esses dias, a serem cautelosos. “Procure produtos destinado ao público infantil fabricados com pouca química, sem conservantes, e fragrâncias que não causem alergias. Já ajuda a evitar irritações na pele dos pequenos por conta dos perfumes e corantes utilizados na composição dos produtos”, disse.