O horário de verão chegou. E trouxe com ele mais horas de sol, de luz e, consequentemente, de exposição à radiação solar. Com a mudança no horário, torna-se muito importante observar e reforçar os cuidados com a pele. Afinal, nesta época do ano, a exposição aos raios ultravioletas aumentam com a maior realização de atividades ao ar livre. Por isso, é necessário cuidado com esses raios, que são uma das principais causas do câncer de pele. É o que afirma a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Eliene Perazzio.
“É importante deixar claro que existe dois tipos de radiação: A e B. A radiação A é a do nascer até o pôr do sol. A radiação B é do sol a pino, entre as 10h e 15h. Com o horário de verão, esse horário fica mais prolongado indo até às 16h. Por isso, é importante aumentar os cuidados com a pele, que são importantes todo o ano, independente da estação”, explicou.
Para aproveitar o horário de verão sem descuidar da saúde, é extremamente importante o uso do filtro solar. “A recomendação é de o protetor escolhido tenha pelo menos fator 30 e que seja reaplicado ao longo do dia, a cada duas horas e pelo menos 15 minutos antes de se expor ao sol”, recomenda a dermatologista, que ressalta a fotoproteção também para pessoas de pele negra.
“Apesar de terem uma quantidade de melanina maior, pessoas de pele negra também estão sujeitas a queimaduras, câncer de pele e outros problemas. O uso de filtro solar e de roupas e acessórios apropriados diariamente é obrigatório”, acrescentou.
Além do filtro solar, nessa época do ano é importante o uso de roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois esse tipo de tecido bloqueia a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%.
“É preciso prestar atenção até nas barracas usadas na praia, que devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Óculos de sol são importantes para prevenir catarata e outras lesões nos olhos”, indicou a especialista.