A chegada do verão, estação mais quente do ano, reforça a necessidade do uso do protetor solar, para evitar os riscos de queimaduras, manchas e doenças como o câncer de pele. O hábito de aplicar diariamente o filtro solar favorece a proteção contra os raios UVB e UVA e deve ser feito com pelo menos 30 minutos antes da exposição.
Produtos com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior, são indicados para locais como praia, piscina etc. Mas vale ressaltar que quanto maior for esse fator, melhor será o bloqueio da exposição ao sol. O que não significa que em dias nublados, podemos descuidar do uso do protetor.
Na hora de comprar um bom protetor solar, é importante escolher um produto desenvolvido especialmente para a pele brasileira: tipicamente mista, oleosa e acneica. Hoje, já é possível encontrar opções que também ajudam a proteger contra a luz azul, emitida por dispositivos eletrônicos.
Protetores com cor universal, são formulados com uma moderna combinação exclusiva de micro partículas, que absorvem a oleosidade, promovem efeito mate, além de um sofisticado toque seco e aveludado. Lariza Alves, gerente de desenvolvimento de produto, explica que o mercado tem apostado em alternativas cada vez mais potentes e multibenefícios, com funções que combatem o envelhecimento precoce e efeito antipoluição.
Especialistas indicam que quando for aplicar o produto, é preciso distribuí-lo uniformemente em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas e nuca. A cada duas horas, não esquecer de reaplicar o protetor solar. Cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao Sol, devem ser protegidas.
O cuidado com a pele de todo o corpo é fundamental para manter a saúde em dia e essa preocupação precisa ser ainda maior durante o verão!