Saúde

Cuidados Paliativos: ES será piloto para implementação da Política Nacional

Nesta terça-feira (25), acontece o I Seminário Estadual de Cuidados Paliativos no auditório do Sebrae, na Enseada do Suá, em Vitória. O evento é gratuito e reunirá profissionais de diversas áreas do setor

Foto: Reprodução/Freepik @DC Studio

Desmistificar os tabus em torno dos cuidados paliativos, conscientizar a população e promover um olhar diferenciado do processo que vai além da cura de uma doença. Esses são alguns dos objetivos do I Seminário Estadual de Cuidados Paliativos do Espírito Santo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

A abordagem em torno do cuidado paliativo no estado começou em fevereiro deste ano por meia de uma articulação com o Ministério da Saúde para a implementação da Política Nacional, sendo o ES selecionado como estado piloto.

“A ideia de realizar esse seminário surgiu ainda no ano passado. É fundamental falarmos sobre o tema e promover um olhar diferenciado do processo que vai além da cura da doença, falar do cuidado como um todo. As pessoas tem uma visão errada sobre esses cuidados que não são voltados apenas para pacientes com doenças que ameacem o limite a vida”, explicou Roseanne Courbassier Cheroto Ferreira, médica da Sesa e integrante da Câmara Técnica Cuidados Paliativos da pasta.

Ainda segundo Roseanne, o foco principal do evento é a melhoria da qualidade de vida como um todo. A Política deverá reorganizar a prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o Cuidados Paliativos. 

Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos

Desde 2019, o estado vem desenvolvendo ações para fortalecer o cuidado paliativo nos serviços de saúde estaduais e na Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios capixabas.

Para isso, é ofertado Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), a Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos.

“Começamos a residência de forma descentralizada e hoje temos 16 cenários de prática em todo o Estado. Nesses últimos anos, caminhávamos já para a construção da Política Estadual e como soubemos do interesse do Ministério da Saúde em propor a Nacional, ficamos muito contentes, ainda mais com esta parceria e o movimento de podermos ser o estado piloto nessa implementação”, explicou a coordenadora da Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos, Manoela Libardi.

I Seminário Estadual de Cuidados Paliativos do ES

Voltado para profissionais de saúde das redes estadual e municipal o seminário vai trabalhar o panorama em que o estado está inserido atualmente. 

“Vamos montar um fluxograma de atendimento. Onde ele vai entrar, como serão as equipes, entender melhor onde estamos, e isso associado a política nacional que foi publicada recentemente. A política estadual está quase pronta”, disse Roseanne.

De acordo com a secretaria de estado da Saúde, além de aprender o verdadeiro conceito de cuidar, os participantes vão conferir os projetos destaques no SUS no Espírito Santo e a Política Nacional de Cuidados Paliativos, além de fazer trocas acadêmicas e de serviços hospitalares da rede pública.

Entre as atrações está a coordenadora-geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Mariana Borges Dias que vai, por vídeo, falar sobre o que esperar da Política Nacional de Cuidados Paliativos.

No total, cerca de 200 profissionais e servidores da saúde dos 78 municípios capixabas estão sendo esperados no I Seminário Estadual de Cuidados Paliativos.

O evento acontece na terça-feira (25), das 8h às 17h, no auditório do Sebrae, na Enseada do Suá, Vitória e a inscrição é gratuita.

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento

8h30 – Solenidade de abertura com a presença do representante do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin.

9h – Palestra “Introdução aos Cuidados Paliativos, onde estamos no Estado do Espírito Santo” com a representante da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos da Sesa, Roseanne Courbassier Cheroto Ferreira.

9h20 – Palestra online “O que esperar da Política Nacional de Cuidados Paliativos” com a coordenadora-geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Mariana Borges Dias.

9h40 – Mesa Redonda sobre trocas dos serviços com os Hospitais Infantil Nossa Senhora da Glória, Estadual de Vila Velha “Dr. Nilton de Barros”, Universitário Cassiano Antônio de Moraes, Santa Rita, Dório Silva e da Unidade Básica de Saúde da Ilha de Santa Maria. Mediação da coordenadora da Atenção Primária a Saúde da Sesa, Maria Angélica Callegari.

11h45 – Término dos trabalhos da manhã

13h20 – Palestra “Trajetória da implementação dos Cuidados Paliativos nos serviços hospitalares do Estado” com a especialista em cuidados paliativos, drª. Antonielen Marcelino.

13h40 – Mesa redonda sobre formação de profissionais com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), Paliares, Universidade Vila Velha (UVV), Multivix, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e Faculdade Inspirar. Mediação com Manoela Cassa Libardi.

15h40 – Palestra “Espiritualidade e Cuidados Paliativos” com a capelã hospitalar, Elizabeth Maria de Assis Silva Pavão.

16h – Intervalo

16h15 – Apresentação do Coral da Affec-Hospital Santa Rita com a regência do maestro Max Michel Alves de Freitas.

17h – Encerramento.

LEIA TAMBÉM: “Cuidados paliativos não são só para pacientes desenganados pela medicina”, diz médica