Dores, complicações médicas, dúvidas sobre o que e como fazer são alguns dos muitos fatores comumente associados ao parto. Para fugir de toda essa ansiedade, a melhor saída é se abastecer ao máximo de informações sobre tudo o que acontecerá no dia do nascimento do bebê. Quanto mais bem informada a gestante estiver, menos surpresas e mais segura se sentirá.
Os cursos de preparação para o parto nasceram exatamente com essa proposta: ajudar as futuras mamães a passarem por esse importante momento de forma mais tranquila. Esses programas, inventados na Inglaterra, no início do século XX, numa época em que se começou a estender naquele país o costume de “dar à luz” em um hospital, passaram a ser oferecidos no Brasil principalmente a partir do ano 2000.
Desenvolvidos com abordagens diversas, no fundo, todos eles buscam ajudar a mulher e seu(sua) companheiro(a), a compreender melhor o que acontecerá a partir das primeiras contrações e o parto em si, e ainda orientar sobre os primeiros cuidados com o recém-nascidos. “Também são uma boa oportunidade de a gestante conhecer e interagir com outras mulheres que estão na mesma situação e poder trocar ideias e experiências”, comenta Herta Torres, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, empresa que há 12 anos apoia o Curso de Preparação para o Parto, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Serra para moradores da região.
A edição deste ano do programa já está programada, inclusive. O curso será realizado, no dia 28 de junho, sexta-feira. A agenda começará às 8 horas, com embarque dos participantes em ônibus da empresa que sairá do Parque da Cidade, em Laranjeiras, e vai até as 16h30, no Centro de Educação Ambiental da produtora de aço, em Serra, com retorno ao mesmo local.
Realizado todos os anos, geralmente entre maio e junho, o curso já beneficiou mais de 1400 famílias, com palestras e orientações que mobilizam profissionais multidisciplinares da área médica. São obstetras, ginecologistas, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, pediatras e nutricionistas orientando e ensinando técnicas físicas e psíquicas para ajudam a intervir ativamente nas fases do pré-parto e do parto, e nos cuidados com o bebê nos meses seguintes.
“Com programações sempre atualizadas, os cursos têm ficado cada vez mais abrangentes. Além das técnicas de respiração e controle da dor, muitos abordam também temas como amamentação, precauções nas rotinas do bebê, sexualidade na gravidez, direitos dos pais, contracepção e depressão pós-parto, dentre outros. Dada sua importância, por lei, estes cursos são, inclusive, equiparados a consultas pré-natais, sendo justificada a falta dos futuros pais ao trabalho para frequentá-los”, explicou a Denise Falcheto, coordenadora do curso.
As inscrições para o curso devem ser feitas na unidade de saúde de Serra, preferencialmente onde a gestante estiver fazendo o pré-natal. Para se cadastrar, ela deverá apresentar seus documentos pessoais (CPF) e do(a) parceiro(a). A orientação vale também para quem esteja fazendo o pré-natal na rede particular.
Curso de preparação para o parto da ArcelorMittal Tubarão
Agenda:
08h00 – Transporte dos participantes (Parque da Cidade x ArcelorMittal Tubarão)
08h20 – Apresentação Institucional ArcelorMittal Tubarão
08h30 – Lanche
09h10 – Palestra Pré-Natal, Parto e Puerpério
09h50 – Gestação x Qualidade de Vida (Dentista, Fisioterapeuta, Nutricionista)
12h40 – Cuidados com o recém-nascido/Amamentação
15h00 – Esclarecimento de dúvidas/Encerramento
16h30 – Retorno Parque da Cidade
11h20 – Saída para almoço oferecido pela ArcelorMittal Tubarão