Saúde

Dengue: 45% dos casos notificados no ES foram registrados nas últimas semanas

Segundo a secretaria de Estado da Saúde, aumento de notificações é consequência das altas temperaturas

Foto: reprodução / Flickr

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas de 2022, que correspondem ao período de 27 de março a 23 de abril, a secretaria da Saúde (Sesa) registrou 45,3% de todas as notificações do ano: 2.348 casos do total de 5.173 desde janeiro.

O aumento de casos é consequência das altas temperaturas registradas ao longo dos meses de março e abril em todo o Espírito Santo. 

Segundo o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, períodos mais quentes, seguidos de chuvas foram o cenário ideal para a proliferação do mosquito transmissões da dengue.

“A dengue é considerada uma doença endêmica, temos durante todo o ano, mas sabemos que a questão climática auxilia no ciclo de reprodução do mosquito. Os dias mais quentes, principalmente sucedidos de chuvas, formam o cenário ideal para o Aedes aegypti, uma vez que o calor acelera o ciclo do mosquito”, explicou Laperriere.

Os dias quentes do mês de abril, marcaram um dos maiores aumentos de casos notificados, quando comparado aos últimos três anos, de acordo com a Sesa.

“São dados que monitoramos diariamente e, apesar do aumento nessas semanas, temos tido uma redução nos casos notificados quando comparado especialmente a 2019, ano que registramos mais de 70 mil casos. É uma redução de 79% entre as semanas epidemiológicas e para que isso continue, precisamos garantir todo cuidado no combate ao mosquito”, destacou o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental.

A recomendação, diante da possibilidade de manutenção do calor para os próximos dias, é identificar o combate dos criadouros das arboviroses.

“Quanto mais trabalhamos conjuntamente em prol da eliminação dos criadouros, mais resultados positivos teremos. Independentemente do fator clima, podemos fazer a nossa parte para reduzir o número de casos no Estado”, pontuou.

Saiba como combater o criadouro de mosquitos em casa

Para conseguir conter a curva de casos de dengue, é fundamental que a população esteja empenhada em fazer “o dever de casa” com cuidado e atenção. O ideal, de é escolher um dia da semana para fazer um ckeck list completo no imóvel. Essa lista, com o que é preciso ser feito, pode ser acessada clicando no link: mosquito.saude.es.gov.br

Vale lembrar que pratos de vasos de planta, garrafas mal acondicionadas, ralos em desuso devem sempre ser vistoriados. O ciclo de vida do mosquito dura em média entre 3 e 8 dias. Ao fazer o check List a população ajuda a interromper diretamente  a reprodução do mosquito.

Veja os municípios com alta incidência nas últimas semanas

Quatro municípios capixabas registraram alta no número de registros de dengue nas últimas semanas: Pinheiros, Jaguaré, São Gabriel da Palha e Muniz Freire. No topo da lista, aparece Pinheiros com 1.998 casos nas últimas 4 semanas. Jaguaré, São Gabriel da Palha e Muniz Freire estão em 2º, 3º, e 4º na lista com: 583,1;  547,7398,4 notificações respectivamente.

Outras quatro cidades tiveram incidência média no mesmo período: Fundão, São Mateus, Linhares e Ponto Belo. Nos outros 70 municípios capixabas, a incidência foi baixa nas últimas quatro semanas.