A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) trabalha diariamente no combate aos mosquitos na capital. Várias ações são realizadas em praças, parques, escolas e outras localidades públicas a fim de chamar a atenção da população para esta causa.
A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municicipal de Saúde (Semus), Arlete Frank Dutra, destaca que o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) também realiza visitas a terrenos baldios, borracharias e locais que possam acumular qualquer tipo de resíduos ou sejam atrativos para os mosquitos.
“Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) visitam estes imóveis e fazem vistorias quinzenais para monitoramento e verificação de adequação ambiental. Em caso de reincidência e de risco à população, as visitas são programadas com a equipe da vigilância sanitária, que aplica as medidas cabíveis de acordo com as normas da Vigilância Sanitária de Vitória”, explica.
Desde 2015, o município atua conforme os Artigos 26, inciso III e Artigo 51, inciso III da Lei Municipal nº 4424/1997 (Código Sanitário Municipal) combinado com os Decretos Municipais 11.535/2004 e 16.584/2015.