O Espírito Santo registrou duas mortes e 12.726 casos de dengue do dia 1° de janeiro até o dia 4 de fevereiro deste ano. Os dados foram divulgados durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (14), pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Em todo o ano de 2022, casos contabilizados somaram 21 mil. No ano anterior, ou seja, em 2021, foram 15 mil casos.
O fato é que, nessa época do ano, outras doenças que afetam o sistema respiratório também estão em circulação e podem apresentar sintomas muito parecidos entre elas. Por esse motivo, é importante ficar atento aos sinais e evitar complicações. A dengue, por exemplo, pode levar à morte.
LEIA MAIS: Dengue: ES registra 2 mortes e quase 13 mil casos da doença em 30 dias
Segundo Reblin, o vírus em circulação atualmente tem provocado uma redução mais brusca no número de plaquetas no sangue, o que pode aumentar o risco da forma hemorrágica da doença.
“Febre alta, dor atrás dos olhos, dor e manchas no corpo, dor de cabeça, são sinais importantes que devem levar a pessoa a procurar atendimento em uma unidade de saúde. Antes mesmo de buscar ajuda médica, o recomendado é já aumentar a ingestão de água. O que evita o adoecimento da forma grave da dengue é a hidratação”, orienta o subsecretário.
Saiba diferenciar sintomas da dengue, gripe e covid-19
Febre, cansaço e mal-estar são alguns dos sintomas característicos da dengue, da gripe e da covid-19. De maneira geral, elas se apresentam de maneira parecida. Veja as diferenças e semelhanças entre as doenças:
PRINCIPAIS SINTOMAS DA DENGUE
– Febre alta: maior que 38°C;
– Dor no corpo e articulações;
– Dor atrás dos olhos;
– Mal-estar;
– Falta de apetite;
– Dor de cabeça
– Manchas vermelhas no corpo;
No caso da dengue Grave, que é a forma severa da doença, os sintomas incluem dores abdominais intensas e contínuas, vômitos constantes, náuseas e sangramento de mucosas.
SINTOMAS DA GRIPE
– Febre;
– Dor de cabeça;
– Calafrios;
– Dores do corpo;
– Coriza;
– Tosse;
– Fraqueza
SINTOMAS DA COVID
– Febre;
– Tosse;
– Cansaço;
– Perda de paladar ou olfato;
– Dores de cabeça, garganta:
– Dor no corpo;
– Dificuldade para respirar
LEIA TAMBÉM: Cirurgia para “curar” diabetes funciona? Entenda o que é, se emagrece e riscos