O Espírito Santo vive uma explosão de casos de dengue. Segundos dados divulgados no Boletim Epidemiológico nesta quinta-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram notificados 12.900 casos possíveis da doença no Estado. Os números correspondem à Semana Epidemiológica 8, período de 18/02/2024 a 24/02/2024, o que dá cerca de 2 mil casos por dia (1.842 em média).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os números mais que dobraram, quando comparados à Semana Epidemiológica 7, período compreendido dos dias 11/02/2024 a 17/02/2024, com 6.230 registros. O total acumulado desde a semana epidemiológica 1 chega a 38.414 casos.
Duas mortes foram confirmadas pela pasta após exames realizados no Lacen-ES: um no município de Laranja da Terra e outro em Sooretama, no interior do Estado. Outras 17 seguem em investigação.
Ministra da Saúde participa do Dia D contra a dengue neste sábado no ES
Neste sábado (2), acontece em todo o país o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, com o tema “10 minutos contra a dengue”.
O principal objetivo é promover a conscientização de toda a população sobre a importância de colaborar com o controle da doença e combate ao mosquito Aedes aegypti. Ambos estão entre os grandes desafios da saúde pública de estados e municípios.
Para a mobilização, o Espírito Santo será referência para a ação e receberá a visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que participará da campanha no município da Serra na parte da manhã.
Alta incidência de casos de dengue em 67 municípios do estado
O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência acumulada das quatro últimas semanas dos casos de dengue:
– Baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes);
– Média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes);
– Alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes).
Considerado um importante indicador de alerta, os níveis de incidência colaboram nas orientações de medidas a serem adotadas para combater a dengue. Ao todo, nas últimas 4 semanas epidemiológicas (5, 6, 7 e 8), 67 dos 78 municípios capixabas registraram número acima do maior nível.
Laranja da Terra lidera a lista com uma incidência total de 6.082,50 casos/100 mil habitantes. Veja a tabela com os 9 que apresentaram maior incidência:
Ainda de acordo com o Boletim Epidemiológico, outros 11 municípios registraram incidência média, ou seja, nenhuma cidade encontra-se com baixa incidência de notificações nas últimas 4 semanas.
Dengue ou covid?
Todo cuidado é pouco, afinal, é possível contrair dengue e covid-19 ao mesmo tempo. Alguns sintomas respiratórios diferenciam um quadro do outro, segundo a médica infectologista Martina Zanotti.
“Coriza, dor de garganta, tosse, isso está presente na covid, mas não costuma estar presente na dengue”, finaliza.
Sintomas da dengue
* Febre alta: maior que 38°C;
* Dor no corpo e articulações;
* Dor atrás dos olhos;
* Mal-estar;
* Falta de apetite;
* Dor de cabeça;
* Manchas vermelhas no corpo.
Saiba como prevenir a doença e combater o Aedes aegypti
1. Uma vez por semana (eleja um dia específico), verifique possíveis focos de mosquito;
2. Elimine vasos de plantas com água e quaisquer objetos que possa, acumular água;
3. Descarte embalagens;
4. Mantenha as caixas d’água tampadas;
5. Use repelentes;
6. Se possível, coloque telas em janelas, portas;
7. Mantenha a maior parte do corpo coberta.
8. Mantenha os quintas sempre varridos;
9. Encha de areia os pratinhos de vasos de plantas (até a borda);
10. Não jogue o lixo em terrenos baldios. Coloque em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
LEIA TAMBÉM: Risco de dengue na gravidez é quatro vezes maior, aponta estudo