Saúde

Dengue: pontos de hidratação na Serra serão mantidos no feriado

As unidades que prestam atendimento à população que chega aos locais com sintomas da doença funcionarão em horários especiais. Saiba como buscar ajuda

Foto: Divulgação / Pexel

Diante da epidemia de dengue no Espírito Santo, registrada desde o início desse ano, os municípios vêm adotando medidas para atender a população que sofre com a doença. Na Serra, segundo a Secretaria de Saúde, serão mantidos os pontos de hidratação, mesmo durante o feriado, até sábado (9).

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Nestes pontos, os usuários que chegam com sintomas de dengue, além de receberem cuidado médico ou com enfermeiro, passam por exames clínicos e laboratoriais, além de hidratação, caso seja necessário.

Nesta sexta-feira (7), das 7h às 19h, as equipes estarão na antiga Maternidade de Carapina, em Jardim Limoeiro. Não é preciso agendamento nem de encaminhamento médico.

No sábado (8), das 8h às 17h, as Unidades Regionais de Saúde de Jacaraípe e de Novo Horizonte estarão abertas.

Sintomas da dengue

Febre alta, dor atrás dos olhos, dor e manchas no corpo e dor de cabeça são sinais de que uma pessoa possa estar com dengue. Nesse caso, é fundamental procurar atendimento em uma unidade de saúde. Além disso, é recomendado aumentar a ingestão de água o quanto antes. 

Vale ressaltar que o que evita o adoecimento da forma grave da dengue é a hidratação.

Como eliminar os criadouros de mosquito da dengue

O ideal é escolher um dia específico da semana para fazer um checklist completo nas casas e locais de trabalho, afinal, cerca de 80% dos criadouros estão próximos ou dentro das residências.

A limpeza dos quintais e o descarte do lixo em locais apropriados deve ser realizado toda a semana. Também é preciso estar sempre atento aos objetos que acumulam água como pratinhos de plantas, vasilhas de animais, pneus velhos e garrafas, por exemplo. Por meio dessa prática, é possível evitar a proliferação do mosquito.

Uma boa ferramenta para ajudar a população a checar semanalmente os locais onde o mosquito costuma colocar os ovos, é disponibilidade pela Fiocruz no link: https://www.ioc.fiocruz.br/dengue/folder.pdf

Serviço mantido durante a semana

Em dias de semana, de segunda a sexta-feira, as equipes atuam nas Unidades Regionais de Saúde de Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte e, também, no prédio da antiga Maternidade de Carapina, em Jardim Limoeiro.

Atualmente, os pontos de hidratação funcionam de segunda a sexta, nos seguintes horários:

– Feu Rosa, das 8h às 17h;

– Jacaraípe, das 8h às 17h;

– Novo Horizonte, das 9h às 17h;

– Antiga Maternidade de Carapina, das 7h às 19h.

LEIA TAMBÉM: ES tem 27 mortes confirmadas por dengue e mais de 38 mil casos