Saúde

Dengue: Prefeitura orienta a limpar a casa na quarentena e eliminar mosquito

Medidas simples podem ajudar o morador a manter sua família saudável, livre da dengue e de outras doenças, como zika e chikungunya

Foto: Divulgação

Além da preocupação com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, é preciso estar atento à dengue. Neste momento de isolamento social, a Secretaria de Serviços (Sese) da Serra orienta reforçar a limpeza da casa e eliminar criadouros do mosquito transmissor da doença.

Medidas simples, como fazer a limpeza de quintais e ambientes que sejam promissores para a proliferação do mosquito, podem ajudar o morador a manter sua família saudável e livre da dengue, e outras doenças como zika e chikungunya.

A Sese orienta que esse período seja usado para observar o acúmulo de água parada em garrafas, vasos de planta e pneus. Além de manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva, assim como, limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais, retirar água de plantas que acumulam água, limpar as calhas, manter caixas d’água e cisternas tampadas e descartar adequadamente objetos que acumulam água.

Nesse momento, pensar na comunidade é necessário e a colaboração de todos é essencial. Por isso, não descarte o lixo em calçadas, terrenos baldios ou ruas. O descarte do lixo deve ser feito de forma correta e responsável: na frente de sua residência e apenas uma hora antes da passagem do caminhão de coleta, evitando a ação de vetores de doença. No município, a coleta de lixo domiciliar continua sendo feita normalmente.

Já para os moradores que estão fazendo reformas ou pequenas obras em casa nesse período da quarentena, podem descartar de forma adequada esse entulho, colaborando com a limpeza da cidade.

Como descartar entulho corretamente?

Os pequenos geradores de entulho podem descartar o material em uma de nossas Áreas de Transbordo e Triagem (ATT): o Projeto João de Barro, localizado na Av. Domingos José Martins, no bairro Novo Porto Canoa; a ATT Barcelona, Av. Região Sudeste, a 500 metros da BR 101, próximo ao Posto BKR; e a ATT Nova Carapina II, localizada na Avenida Montes Claros, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas e aos sábados das 8 às 12h.

Cada morador pode levar, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia. Para descartar mais de 15 sacos de ráfia, o morador precisa contratar uma caçamba e tem de dar a destinação final correta para o entulho.