O Espírito Santo vem enfrentando uma verdadeira epidemia de casos de dengue nos últimos meses. Segundo a secretaria de Estado da
Saúde (Sesa), o monitoramento epidemiológico da dengue, realizado pela Vigilância em Saúde, notificou até a Semana Epidemiológica 11 de 2023, 55.482 casos da doença no território capixaba, com hospitalização de 5% dos pacientes.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Em janeiro, foram registradas 10.872 notificações de dengue no Estado, com 4,8% de hospitalização. Em fevereiro, foram notificados 22.730 casos de dengue, com hospitalização de 4,6%. Já em março foram registradas 21.913 notificações de dengue, com hospitalização de 6,1% dos casos.
Força-tarefa e mutirão para eliminar criadouros do mosquito
Diante da situação, Vitória montou uma força-tarefa de combate ao mosquito. Ações tem sido intensificadas em vários bairros desde fevereiro. Inclusive, neste sábado (25), será a vez de Itararé, São Benedito e Bairro da Penha receberem um mutirão.
André Capezuto, Referência em Controle de Vetores de Vitória, explicou que serão realizadas visitas nas casas desses três bairros.
“O objetivo é justamente trazer uma redução grande no número de criadouros que estão nesses bairros devido a quantidade de casos notificados que têm ali de arboviroses. Então, a ação de rotina que sempre é feita, acontecerá com um número maior de agentes amanhã”.
As residências ainda são os principais locais onde os criadouros são encontrados. Prato de vasos de planta, ralo, caixa d’água entreaberta e até mesmo recipientes menores que acumulam água são os pontos onde os mosquitos depositam seus ovos e as larvas se desenvolvem.
Caso não sejam removidos, o ciclo reprodutivo permanece e novos casos da doença continuarão surgindo.
Além dessas ações específicas, diariamente, são realizadas vistorias e controle de larvas em áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, instalação de telas nas caixas d’água e carro fumacê.
120 médicos aprovados em concurso são nomeados de uma vez para reforçar atendimento
Para reforçar os atendimentos na área de saúde municipal, 120 médicos aprovados em concurso público foram nomeados. A lista com os nomes está disponível na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (23).
Todos os médicos passarão por consulta para emissão de laudo médico admissional e deverão apresentar os documentos exigidos no edital. A relação de documentos e formulários obrigatórios estão disponíveis na página de processo seletivo no portal da PMV.
“Com isso, chegamos a 811 profissionais da saúde nomeados em dois anos”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Quem apresentar sintomas da doença deve buscar ajuda em umas das 29 Unidades de Saúde e nos dois prontos atendimentos do município.
Três unidades de referência foram reforçadas com equipamentos e profissionais para atender pacientes com suspeita de dengue.
Também foi montada uma sala de hidratação na Unidade de Saúde de Maruípe. As Unidades de Conquista/Nova Palestina e Santo Antônio também contarão com pontos de hidratação.
Quando suspeitar da doença?
A Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde, orientam que em casos de febre alta (40°C) acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas, o indivíduo busque rápido atendimento médico.
– Dor de cabeça intensa;
– Dor atrás dos olhos;
– Dores musculares e articulares;
– Náusea;
– Vômito;
– Inchaço nas glândulas;
– Manchas pelo corpo
Como eliminar os focos do mosquito em casa
A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para eliminar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho, uma vez que 80% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências.
Por esse motivo, é fundamental que a população adote cuidados importantes. Entre eles:
1. Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
2. Tirar água dos pratos de plantas;
3. Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
4. Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
5. Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
6. Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
LEIA TAMBÉM: Como cuidar dos cabelos e da pele no outono? Confira dicas importantes