Saúde

Depilação masculina? Veja os cuidados e qual o melhor método

Especialista orienta sobre os métodos mais recomendados e os cuidados essenciais com a pele dos homens

Foto: Divulgação

Ter ou não ter pelos? Isso é uma escolha que vai da vaidade à necessidade. Aos que preferem não ter, já foi tempo que a depilação era hábito puramente feminino. Hoje, muitos homens procuram cuidar melhor da saúde e do visual, o que inclui eliminar pelos excessivos em determinadas partes do corpo, como costas e peito.

No entanto, segundo especialistas da Vialaser, são necessários cuidados diferentes para a depilação masculina, principalmente porque os pelos, em geral, estão em maior quantidade e são mais grossos do que os femininos. 

Confira quais são os métodos mais recomendados e os cuidados essenciais com a pele.

Lâminas de barbear

Considerado o método mais comum e popular, as lâminas descartáveis são rápidas, práticas e econômicas, mas elas não eliminam o pelo da raiz. Com isso, eles crescem em poucos dias e podem provocar coceiras e irritações com mais facilidade.

Para evitar irritações, sempre obedeça ao sentido dos pelos. Não esqueça da água morna antes da depilação e descarte o aparelho assim que usar.

Outro problema é a foliculite, que pode aparecer com bastante frequência ao utilizar a lâmina. A foliculite nada mais é do que bolinhas vermelhas que nascem na pele. Esses carocinhos são como pelos encravados e, por conta da fricção na pele que a lâmina causa, isso coopera para seu surgimento.

Creme depilatório

Depois de aplicar o creme, os agentes químicos do produto amolecem os pelos nas hastes e, assim, como as lâminas, o pelo é cortado, podendo crescer rapidamente no período de uma a duas semanas.

É um método indolor, que pode ser feito em casa. Neste caso, os pelos são retirados facilmente com uma esponja. Mas é preciso ter cuidado, pois as substâncias químicas do creme podem causar alergia e irritação da pele. O ideal é fazer antes um teste de sensibilidade, aplicando o produto numa pequena área do corpo.

Depilação com cera

Se o homem for sensível a dor, esse é o método menos recomendado. Como os pelos masculinos tendem a ser mais grossos que os da mulher, esse tipo de depilação pode ser ainda mais doloroso, não sendo, portanto, recomendado para áreas mais sensíveis como peito, rosto e área íntima.

Esse procedimento precisa ser repetido a cada 15 ou 20 dias. A cera quente é menos dolorida do que a cera fria, pois o calor ajuda a dilatar os poros. É importante tomar cuidado para não exagerar no aquecimento do material e causar queimaduras na pele.

Depilação a laser

A depilação a laser é um dos métodos mais eficazes e duradouros. Os pelos no local da aplicação são eliminados completamente e demoram muito para aparecer.

O procedimento ´´e recomendado para homens que têm uma concentração muito grande de pelos e que sofrem com os encravados. Uma das áreas mais propensas a ter foliculite é a barba, mas a irritação pode aparecer também na região dos glúteos.  Com a depilação a laser, as alergias na pele podem acabar desaparecendo, pois o laser acaba agindo diretamente na raiz do pelo, ao contrário da lâmina.

Em poucas aplicações, é possível observar uma redução de quase 100% dos fios. Além disso, a depilação a laser auxilia na produção de colágeno, o que melhora de maneira significativa o aspecto da pele.