Internada desde o último dia 24 após um quadro de pancreatite aguda, a deputada estadual Janete de Sá (PSB) segue internada no Hospital Santa Rita, em Vitória.
Segundo a assessoria da parlamentar, a cirurgia para a retirada da vesícula biliar após uma pancreatite, acontece nesta quinta-feira (31). O procedimento foi marcado para às 13h. O quadro de saúde até início da tarde é estável.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A assessoria informou ainda que a pancreatite da deputada foi decorrente de pedras da vesícula que se deslocaram para o pâncreas. Ao sentir fortes dores, foi para um hospital quando seguia para cumprir agendas no interior.
Janete de Sá foi, então, transferida para a Capital. Em um primeiro momento, foi realizada a retirada das pedras do pâncreas e agora que a inflamação do órgão foi contornada, passa pela cirurgia para retirada da vesícula.
O que é pancreatite aguda?
Segundo o Manual MSD de Saúde da Família, a pancreatite aguda é uma inflamação repentina do pâncreas que pode ser leve ou potencialmente letal. De maneira geral, cessa.
Os cálculos biliares (provenientes da vesícula biliar) e o consumo em excesso de álcool são as principais causas da pancreatite aguda. Entre os sintomas, a dor abdominal grave é o principal. Exames de imagem, como a tomografia computadorizada, por exemplo, auxiliam o médico a fazer o diagnóstico.
É importante lembrar que, independentemente de ser leve, moderada ou grave, geralmente é necessária hospitalização do paciente.
Os cálculos biliares são responsáveis por cerca de 40% dos casos de pancreatite aguda. Eles são depósitos de material sólido na vesícula biliar que às vezes migram para dentro do duto que a vesícula biliar compartilha com o pâncreas levando, então, a uma obstrução.
LEIA TAMBÉM: Deputada Janete de Sá é internada e vai passar por cirurgia