Sabe aquela pessoa que você tanto admira por conseguir seguir uma rotina produtiva todos os dias? Acorda cedo, vai para academia, medita, se alimenta bem, e além de trabalhar ainda reserva um momento para os estudos.
Qual será a poção mágica que ela toma, que ninguém te apresentou?
É exatamente isso que vou te contar. Existem alguns pontos que as pessoas mais disciplinadas têm em comum. São crenças, comportamentos e práticas que fazem com que a disciplina se torne algo natural e que demanda cada vez menos esforço.
Segredo número 1: As pessoas disciplinadas têm um “porquê”
Você sabe onde quer chegar, e por que quer chegar? Você tem um objetivo com intenções e motivações claras? Quando você precisa se alimentar bem e ir malhar, qual é o seu objetivo e propósito? Quando você precisa acordar cedo, qual é o porquê disso?
A única forma de exercer a disciplina, renunciando a prazeres de curto prazo em prol de algo mais significativo para o longo prazo, é ter objetivos e propósitos bem-definidos e alinhados. Afinal, agir de forma disciplinada exige que tenhamos certa tolerância ao desconforto. E ter um objetivo e um propósito é o que nos dá o combustível para nos mantermos consistentes. É o que nos faz levantar da cama cedo mesmo quando o tempo está perfeito para continuar dormindo.
É por isso que, sempre que você sentir dificuldade para exercer a disciplina, lembre-se do seu objetivo e da sua intenção, e se visualize conquistando o que você deseja.
Segredo número 2: Divida seu objetivo em etapas
Você já quis alcançar um objetivo que parecia impossível? Que você não sabia de onde tirar forças para começar a agir?
Para ter mais disciplina, você precisa dividir seu objetivo em várias etapas menores. Passa a ser muito mais fácil agir para cumprir o que desejamos quando destrinchamos algo que está muito distante da nossa realidade hoje em objetivos menores. Porque a partir do momento que cada etapa é vencida, você chega mais fácil ao seu objetivo, pois cada passo te deixará um pouco mais próximo de onde você quer chegar.
Afinal, a pessoa que você é hoje pode ainda não estar pronta para atingir esse objetivo. Mas de pouco em pouco, o “você” de hoje pode agir para se tornar o “você” de amanhã, que estará mais próximo de se tornar o “você” que vai alcançar seus objetivos!
Segredo número 3: Traga os resultados do longo prazo para o curto prazo
Em outras palavras: comemore suas pequenas vitórias!
Já pensou como seria ruim se você tivesse 10 kg para emagrecer e só se sentisse realizado depois de 1 ano, quando tivesse conseguido eliminar todos os 10 kg? Mas se você foca em, ao longo do processo, sentir e exaltar os pequenos benefícios de cada passo que você dá, o caminho fica muito mais prazeroso, não concorda?
Cada pequena vitória ao longo do seu caminho que você reconhece e comemora te dá forças para continuar a ser disciplinado e consistente até atingir seu objetivo maior.
Segredo número 4: Todos os dias, se dê motivos para confiar em si mesmo
Já reparou que a cada vez que você age de forma contrária ao objetivo que quer atingir, você desanima? As pessoas que desistem são aquelas que não se deram motivos para acreditar que iam conseguir chegar aonde queriam.
A autoconfiança te leva onde você quiser. Mas é difícil ter autoconfiança se de fato você não se dá todos os dias motivos para confiar em si mesmo. Se você não se dá motivos para olhar para você e pensar: eu valho a pena! Eu vou conseguir chegar aonde eu quero!
Por isso, quando for fazer uma escolha que vai contra o objetivo que você quer alcançar, se pergunte: isso vai me fortalecer, ou vai me dar motivos para não confiar em mim mesmo(a)?
Esses 4 segredos vão te ajudar a estar mais consistente no caminho para os seus objetivos. Mas nunca se esqueça: busque a SUA melhor versão, curta o SEU processo e não se compare com os outros. Cada pessoa tem o seu propósito, o seu ritmo e suas habilidades.
É ótimo ter inspirações, mas respeitar nossa individualidade e nossos limites é a melhor forma de autocuidado.