Você tem o hábito de tomar água com frequência, mesmo nos dias menos quentes? Saiba que a desidratação pode causar sintomas como fadiga, irritabilidade, agressividade e até falta de concentração. Segundo dados da associação britânica Natural Hydration Council, a desidratação pura e simples é causa de 10% das visitas a médicos. A queixa? Cansaço excessivo.
A médica endocrinologista Flavia Tessarolo, conta que trata-se de uma situação muito comum. “O paciente chega ao consultório com a queixa de cansaço excessivo acreditando ter alguma relação com hormônios. Na verdade, existem sim alterações hormonais que causam o cansaço, como o hipotireoidismo, por exemplo, mas a maior parte dos casos tem relação com um estilo de vida ruim”.
Segundo o estudo britânico, 1 em cada 10 pessoas com cansaço excessivo e fadiga, tem na verdade desidratação. “A desidratação, mesmo em grau leve, afeta as funções cerebrais, afinal nosso cérebro é 70% água. Portanto, é importante manter um aporte regular para que ele funcione regularmente”, alerta.
De maneira geral, o ideal é que os homens bebam 2 litros e meio de água e às mulheres, 2 litros por dia. “Mas, a melhor forma de saber se está hidratado é a cor da urina, que deve ser bem clarinha”, completou a médica.