Você sofre de lipedema, ou síndrome da gordura dolorosa?
Para começar, entre os fatores que podem ser gatilhos para a doença estão a menopausa, a gravidez e uso de anticoncepcional. O problema também pode estar ligado à genética.
O lipedema é uma doença vascular inflamatória, que provoca o acúmulo anormal de gordura em regiões específicas do corpo e é muito comum entre as mulheres. Entre as áreas mais atingidas estão braços, joelhos e coxas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Sinais da gordura dolorosa
– Peso nas pernas;
– Corpo desproporcional: parte inferior maior que a superior;
– Inchaço;
– Hematomas;
– Dificuldades para usar calças;
– Dificuldades para subir e/ou descer escadas.
Como tratar o lipedema?
Diferentemente do que se pode imaginar, não há grandes mistérios quando se fala em tratar o lipedema. Adotar um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada e equilibrada é fundamental para o controle da doença, já que ela ajuda a desinflamar o organismo.
Além do cuidado com a alimentação, é necessária a prática regular de exercícios físicos. Em alguns casos, o uso de meias de compressão elástica, medicamentos e até mesmo, cirurgias para remoção da gordura doente são prescritos pelo médico.
RECEITA: CHÁ DE HIBISCO COM GENGIBRE E HORTELÃ PARA TRATAR LIPEDEMA. VEJA COMO FAZER
A nutricionista Cinara Gonzales usou as redes sociais para compartilhar uma bebida que pode ajudar nesse processo. Segundo ela não existe cura para o lipedema, por isso, além de fazer essa estratégia para desintoxicar o corpo e desinflamar, você precisa ter uma dieta anti-inflamatória.
“Isso vai te fazer perder medidas, porque esse volume que você tem é por causa da inflamação das células. Ao desinflamar, automaticamente você vai murchar”, disse.
LEIA TAMBÉM: Soro da beleza funciona? Veja quem pode tomar e quais benefícios
Cinara receitou 2 xícaras de chá de hibisco com gengibre todos os dias durante à tarde. Veja modo de preparo e ingredientes:
Ferva 300 ml de água com 3 rodelas de gengibre. Depois de ferver, desligue o fogo e coloque 1 colher de sopa das folhas de hibisco e 3 folhas de hortelã. Deixe a infusão por 15 minutos, coe e beba.
MÉDICO RECEITA ÁGUA DE AÇAFRÃO PARA DESINCHAR E MELHORAR O INTESTINO
Conhecido nas redes sociais por compartilhar “receitas reais”, o médico Renato Silveira Reis apresentou uma receitinha de água de açafrão para tomar todos os dias, que tem vários benefícios para o intestino.
Desinchar a barriga é uma das vantagens do shot. “A curcumina contida no açafrão reduz a inflamação da parede intestinal, do revestimento intestinal, e com isso você tem menos acumulo de líquido”, disse o médico.
LEIA TAMBÉM: Água de chuchu emagrece? Veja benefícios do diurético natural
Outro benefício é o uso da curcumina como probiótico, servindo de “alimento para as suas bactérias boas”. “Isso quer dizer que a consistência das suas fezes vai ficar muito melhor. Mais macia e mais fácil de sair”, contou.
Entre as vantagens está o aumento das bactérias boas, que melhora a imunidade. Segundo o médico, boa parte do sistema de defesa está no intestino. “Sua rinite, alergia, seus processos irão melhorar muito”, comentou.
LEIA TAMBÉM: “Melhor que Ozempic”: veja receita natural de nutricionista para emagrecer
Mas, afinal, como beber corretamente a água de açafrão? Primeiro, esquente 100 ml de água em uma panela até que suba pequenas bolhas e desligue o fogo. Coloque 1 colher de café de açafrão, 1 pitada de pimenta-do-reino e gotinhas de limão.
Abafe a panela e deixe em repouso por 8 minutos. Depois, beba o shot em jejum e aguarde, no mínimo, 30 minutos para comer.
SOFRE DE PRESSÃO ALTA? VEJA RECEITA DE SUCO PODEROSO DE PEPINO E PERA
Você sofre de pressão arterial alta?
Um vídeo viralizou nas redes sociais e mostra uma receita milagrosa do “melhor suco natural” para controlar a pressão arterial.
Primeiro, você precisa de um pepino pequeno. “Pepino é rico em potássio, o que diminui a retenção de líquido. Por isso, ele é excelente para a redução da pressão arterial”, disse o vídeo.
LEIA TAMBÉM: Chá de picão preto desincha e seca barriga: veja como preparar receita
Depois, pegue uma pera. “A pera é rica em magnésio, fósforo, selênio, fibras, vitamina A, vitamina C e do complexo B. Ela estimula a circulação, reduz a pressão arterial, além de prevenir doenças cardiovasculares”, contou.
Coloque o pepino e a pera cortados em pedaços no liquidificador, acrescente 300 ml de água e bata no eletrodoméstico até ficar bem triturado. Em seguida, coe e beba duas vezes ao dia.
LEIA TAMBÉM: Água de cravo-da-Índia serve para que? Veja benefícios e como fazer chá milagroso
Lembrando: sempre tenha cuidado a usar dicas compartilhadas na internet. As informações contidas na matéria não têm o intuito de substituir a consulta de qualquer profissional da saúde ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure o seu profissional da saúde.
LEIA TAMBÉM: O que é “cabeça de Ozempic”? Saiba tudo sobre remédio para emagrecer e efeitos