Neste sábado (20), acontece em todo Espírito Santo o dia D da Mega Vacinação contra covid-19. O intuito da ação é intensificar a aplicação da dose de reforço, aumentando o número de pessoas com esquema vacinal completo no Estado.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, além daqueles que estão com a segunda dose atrasada, todos os maiores de 18 anos aptos ao reforço poderão se vacinar.
Leia também: Entenda as regras para vacinação com dose de reforço no ES
No Espírito Santo, segundo dados da Plataforma Vacina e Confia, pouco mais de 399 mil pessoas estão com esquema vacinal em atraso, isto é, ainda não retornaram aos serviços de saúde para receber a segunda dose (D2).
Já em relação às doses de reforço, com a ampliação para a população de 18 a 59 anos, além de idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos, 158.246 capixabas já estão aptos para recebê-las neste mês de novembro.
“É um momento muito importante para o Estado, de oportunizar as segundas doses e a de reforço, a fim de garantir uma cobertura vacinal ainda melhor. Podemos chegar a 80% de cobertura nas segundas doses e avançarmos também na ampliação da dose de reforço nos idosos, um dos indicadores que as microrregiões precisam alcançar a classificação azul na Matriz de Risco do Estado”, disse Danielle Grillo.
Quem pode tomar a dose de reforço?
O Ministério da Saúde anunciou as novas definições para a aplicação das doses de reforço. A nova definição ampliou a imunização para a população de 18 a 59 anos.
Estarão aptos à dose de reforço aqueles que completaram o esquema vacinal primário, ou seja, vacinados com a segunda dose, há cinco meses.
No Espírito Santo, idosos acima dos 60 anos o intervalo será com um tempo menor. A Sesa definiu o intervalo de 90 dias para aplicação da dose de reforço neste público. Além de cinco meses para população de trabalhadores da saúde. Já para imunossuprimidos, a vacinação com a dose adicional acontece após 28 dias da segunda dose.
Intervalo de tempo para dose de reforço
18 a 59 anos: após 5 meses da D2
60 anos ou mais: após 3 meses da D2
Trabalhadores da Saúde: após 5 meses da D2
Imunossuprimidos: após 28 dias da D2
Veja quais imunizantes estarão disponíveis para vacinação
Segunda dose: Pfizer, AstraZeneca e Coronavac
Dose de reforço: Pfizer para as doses de reforço.
De acordo com Danielle Grillo, a A Janssen não será ofertada, neste sábado (20), uma vez que a Sesa aguarda o envio de doses pelo Ministério da Saúde ao Estado, assim como normatizações técnicas sobre as mudanças do esquema deste imunizante no País.
Pontos de Vacinação
VITÓRIA
Maanaim Vitória: 1.000 doses;
Igreja Batista em Jardim da Penha: 500 doses;
Casa do Cidadão: 500 doses;
Unidade de Saúde de Jardim Camburi: 500 doses;
Unidade de Saúde de Santo Antônio: 500 doses;
Unidade de Saúde do Centro: 500 doses.
SERRA
Shopping Montserrat
Para população adulta: 18 a 59 anos – Cinco meses depois da D2
Para idosos com 60 anos ou mais – Três meses depois da D2
Para trabalhadores da Saúde – Cinco meses depois da D2
Para pessoas com alto grau de imunossupressão – 28 dias depois da D2
Faculdade Multi Vix
Na faculdade Multivix, a vacinação vai acontecer a partir das 8h30 às 15h30. Esse ponto de imunização estará voltado para aqueles que estão aptos para receber a D2 da AstraZeneca/Fiocruz. Ou seja: a partir de 56 dias do recebimento da D1
CARIACICA
Colégio Lusíadas: 8h30 às 16h
UBS de Santa Fé, Nova Canaã e Campo Verde:
Shopping Moxuara: 10h às 18h horas
Públicos
Primeira dose: 12 anos ou mais.
Segunda dose das vacinas AstraZeneca, Pfizer e Coronavac.
Dose de reforço: 18 e 59 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos cinco
meses
Dose de reforço: idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose há três meses ou mais.
Dose adicional: pacientes imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais.
O que é a Campanha de Mega Vacinação?
Com slogan “Proteção pela metade não é proteção”, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Mega Vacinação” com o intuito de garantir a máxima proteção e a manutenção da imunidade de milhões de brasileiros.
Em conjunto com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a iniciativa tem o objetivo de incentivar que brasileiros que não voltaram para completar o ciclo vacinal procurem os postos de vacinação para garantir a proteção máxima.
Além de chamar atenção para a necessidade de reforçar a imunidade contra a doença para aqueles que já estão no momento de tomar a dose de reforço.