Saúde

Covid, influenza e sarampo: Dia D ocorre neste sábado com 90 mil doses de vacina

Neste sábado (25), mais de 1 milhão de pessoas, que estão com vacina da covid-19 atrasada, por exemplo, poderão se imunizar

Foto: Divulgação/Pixabay

Neste sábado (25), acontece mais um Dia D de vacinação em todo o Espírito Santo. Cerca de 90 mil doses serão disponibilizadas para todas as faixas etárias aptas e que precisam atualizar os esquemas vacinais da covid-19, influenza, sarampo, além das de rotina.

Ao todo, segundo levantamento da Secretaria da Saúde (Sesa) e das Regionais de Saúde, 53.142 doses estarão disponíveis para a Região Metropolitana de Saúde; 23.970 na Região Norte de Saúde; e cerca de 6,5 mil doses para Região Central e 6.890, na Região Sul de Saúde.

Dados divulgados no Painel Vacina e Confia desta sexta-feira (24), apontam que pouco mais de 1,1 milhão de capixabas estão com a primeira dose de reforço (D3) em atraso. Para a segunda dose (D2), são aproximadamente 350 mil.

“Mobilizamos e convocamos um novo dia D de vacinação nesse fim de semana. Até os dados atualizados de hoje [quarta-feira] pela manhã, estimamos mais de 50 mil doses ofertadas. E esse número pode subir ainda mais com a finalização do levantamento. É um convite a toda a população capixaba, crianças com mais de 5 anos, adolescentes, adultos com esquemas em atraso”, disse o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva na última quarta-feira (22).

Pessoas com mais de 30 anos poderão receber segunda dose de reforço (D4)

Ainda durante o mutirão, acontecerá a ampliação da segunda dose de reforço contra a covid-19 para maiores de 30 anos. Estão aptas a receber a (D4) pessoas nessa faixa etária, que tenham um intervalo de 4 meses da primeira dose de reforço (D3).

Doses também estarão para os seguintes grupos prioritários:

– Trabalhadores da saúde; 
– Povos indígenas; 
– Trabalhadores da educação; 
– Caminhoneiros; trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo curso; 
– Trabalhadores Portuários; 

– Forças de Segurança e Salvamento; 
– Forças Armadas; 
– Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; 
– População privada de liberdade; 
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; 
– Gestantes e puérperas a partir de 18 anos.

Ainda segundo Fernandes, aproveitando a campanha da influenza, pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para gripe maiores de 18 anos também já poderão tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19. “Ambas vacinas podem ser aplicadas ao mesmo momento, em braços diferentes. São seguras e vão proteger nossa população das doenças respiratórias que circulam”, pontuou.

Saiba como fica a atualização para esquemas Janssen

Nessa quinta-feira (23), a Sesa publicou Nota Técnica Nº 20/2022 com atualização para a recomendação da segunda dose de reforço de vacinas contra a Covid-19 em pessoas a partir de 30 anos, pessoas imunocomprometidas e grupos prioritários a partir de 18 anos e os reforços para pessoas de 18 anos ou mais que receberam a vacina Janssen no esquema primário. 

Vale ressaltar que a Nota Técnica Nº20 revoga a nota anterior, de Nº19.

ESQUEMA PRIMÁRIO DA JANSSEN

Pessoas de 18 a 29 anos: Dose Única + Reforço 1 + Reforço 2. O intervalo entre Reforço 1 e a DU é de 8 semanas e do Reforço 2 para Reforço 1 é de 4 meses. Os reforços podem ser feitos preferencialmente com os imunizantes da AstraZeneca, Janssen ou Pfizer.

Pessoas de 30 anos a 59 anos e grupos prioritários de 18 a 29 anos: Dose Única + Reforço 1 + Reforço 2 + Reforço 3. O intervalo entre Reforço 1 e a DU é de 8 semanas e os intervalos seguintes devem respeitar 4 meses. Os reforços podem ser feitos preferencialmente com os imunizantes da AstraZeneca, Janssen ou Pfizer.

Pessoas idosas acima dos 60 anos: Dose Única + Reforço 1 + Reforço 2 + Reforço 3. O intervalo entre Reforço 1 e a DU é de 8 semanas e os intervalos seguintes devem respeitar 3 meses. Os reforços podem ser feitos preferencialmente com os imunizantes da AstraZeneca, Janssen ou Pfizer.

Gestantes e Puérperas: Dose Única + Reforço 1 + Reforço 2 + Reforço 3. O intervalo entre Reforço 1 e a DU é de 8 semanas e os intervalos seguintes devem respeitar 4 meses. Os reforços devem ser feitos preferencialmente com a Pfizer e, em caso de não disponibilidade, utilizar Coronavac.

Pessoas imunocomprometidas de 18 a 59 anos: Dose Única + Dose adicional + Reforço 1 + Reforço 2 + Reforço 3. O intervalo entre dose adicional e DU é de 8 semanas e os intervalos seguintes devem respeitar 4 meses. Os reforços podem ser feitos preferencialmente com os imunizantes da AstraZeneca, Janssen ou Pfizer.

Pessoas imunocomprometidas acima de 60 anos: Dose Única + Dose adicional + Reforço 1 + Reforço 2 + Reforço 3. O intervalo entre dose adicional e DU é de 8 semanas e os intervalos seguintes devem respeitar 3 meses. Os reforços podem ser feitos preferencialmente com os imunizantes da AstraZeneca, Janssen ou Pfizer.

Os pontos de vacinação serão disponibilizados pelos municípios capixabas já autorizados a aplicar os imunizantes.

VITÓRIA

Em Vitória, a secretaria Municipal de Saúde informou que a vacinação vai acontecer de segunda (27) a sexta-feira (01), mas neste sábado, a partir das 12h serão disponibilizadas 7.030 vagas para a vacinação contra a Covid-19 (primeira, segunda, terceira e quarta doses) e Influenza (grupos prioritários). O agendamento poderá ser feiro pelo link disponibilizado pela prefeitura.

Confira os locais: Igreja Evangélica Batista de Jardim de Penha e nas Unidades de Saúde de Jardim da Penha, Centro de Vitória, Jardim Camburi, Ilha de Santa Maria, Fonte Grande, Andorinhas, Forte São João, Maruípe, bairro Do Quadro, Resistência, Santa Martha, Santo Antônio, Praia do Suá, São Cristóvão, Conquista, Santa Luiza, Bairro República, Consolação e Maria Ortiz.

GUARAPARI

Em Guarapari, a vacinação para todos os públicos acontece nesse sábado (25), das 08h30 às 15h30, no Centro Municipal, no Itapebussu.

CARIACICA

A Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) realiza neste sábado (25) um mutirão de vacinação no Estádio Kleber Andrade, das 8h30 às 16h, mediante agendamento, para todos os públicos das campanhas contra gripe e covid-19. Serão 5 mil vagas. 

O agendamento para este mutirão é feito pelo site vacinaeconfia.es.gov.br.

Confira os públicos vacinados:

– Primeira e segunda doses para quem tem 5 anos ou mais

– Primeira dose de reforço (terceira dose) para quem tem 12 anos ou mais

– Segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas com 30 anos

– Segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado a terceira dose há quatro meses ou mais, dos seguintes públicos: pacientes imunossuprimidos, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, trabalhadores da saúde e da educação, servidores das forças de segurança e salvamento e forças armadas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, portuários e motoristas de transporte coletivo

Sem agendamento

Há vacinação sem agendamento no Shopping Moxuara, todos os dias, das 10 às 18 horas, para todos os públicos.

SERRA

Na Serra, das 8 às 16 horas, haverá vacinação: nas Unidades Regionais de Saúde de Jacaraípe, Feu Rosa, Novo Horizonte, Serra Dourada e Serra Sede; nas Unidades Básicas de Saúde de Nova Almeida, Bairro de Fátima, São Marcos, Oceania, Carapebus, Planalto Serrano Bloco A, Planalto Serrano Bloco B, Laranjeiras Velha e Jardim Carapina; e a Unidade Itinerante estará em Muribeca.

Das 10 às 17 horas, as equipes de Saúde também estarão em pontos montados no L2 do shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. Haverá distribuição de senhas.

VILA VELHA

Em Vila Velha, além das vacinas aplicadas ao longo da semana, um novo esquema acontece de 27 de junho a 2 de julho (segunda a sábado).

O Manaaim de Boa Vista vai funcionar, sem a necessidade de agendamento, de 9h às 15h, para a vacinação da primeira, segunda dose, dose de reforço e segunda dose de reforço contra Covid-19 e contra Influenza para o grupo prioritário.