O ioga, ou yoga, se tornou uma das principais formas de cuidar da saúde física e mental. Ao longo dos anos, cada vez mais pessoas tem aderido à prática para cuidar da saúde do corpo e da mente.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A prática é voltada para busca de equilíbrio da mente e do organismo. É um momento para relaxar o corpo e pausar os pensamentos agitados. Assim como outras atividades físicas, o ioga pode ajudar no tratamento de doenças mentais.
Se você está pensando em iniciar nessa jornada o professor e entusiasta por saúde e bem-estar, Ravi Kaiut, separou dicas essenciais para iniciar no ioga e melhorar a sua qualidade de vida. Confira a seguir:
Veja dicas para começar a fazer ioga
Encontre um bom professor
Muitas vezes pode parecer que começar a fazer ioga sozinho é uma boa ideia, mas para praticar de forma correta as posições e os exercícios de respiração é sempre indicado ter o apoio de um profissional.
LEIA TAMBÉM: Engolir chiclete faz mal e pode ‘grudar’ os intestinos? Entenda
Busque métodos eficazes
Ravi explica que existem formas incorretas e nocivas de ioga que podem causar lesões. Por isso, é importante ficar atento aos métodos utilizados para trazer bons resultados e evitar que você se machuque.
“Professores sem experiência acabam trazendo ideias incorretas por não terem prática de sala de aula com grupos de alunos distintos”, alerta.
Ouça o seu corpo
Durante a prática, esteja presente no momento, ouça atentamente seu corpo e respeite seus limites. O ioga é uma jornada individual e cada pessoa tem seu próprio ritmo de progresso.
LEIA TAMBÉM: Febre maculosa: saiba o que é a doença que matou dentista em 5 dias
Pratique regularmente
Estabeleça uma rotina de prática regular, mesmo que sejam apenas algumas vezes por semana. A consistência é fundamental para obter os benefícios do ioga.
“Reserve um tempo em sua agenda para dedicar-se à prática e aproveite os momentos de conexão consigo mesmo. O ioga é uma jornada contínua, e os benefícios se acumulam com o tempo. Seja paciente consigo mesmo e evite comparações, cada pessoa tem seu próprio ritmo de evolução”, destaca Ravi.
Reserve um espaço tranquilo
“Crie um ambiente calmo e tranquilo para praticar, encontre um espaço em sua casa ou encontre um estúdio de ioga próximo a você, um ambiente livre de distrações ajudará a mergulhar mais profundamente na prática”, orienta o professor.