Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama: mitos e verdades sobre a mamografia

No Espírito Santo, segundo dados do Sistema de Informações de Mortalidade, de janeiro a setembro deste ano, 244 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama

Foto: TV Vitória

Todos os anos, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama é celebrado no dia 19 de outubro. Segundo pesquisas e especialistas, a doença pode ser combatida, principalmente quando descoberta em estágios iniciais possibilitando até 95% de chance de cura entre as pacientes.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Por isso a importância da prevenção e do check up anual por meio do autoexame e principalmente da mamografia.

No Espírito Santo, segundo dados do Painel de Oncologia do Brasil, de janeiro até 15 de setembro de 2023 foram registrados 676 casos de mulheres com câncer. Em 2022, foram 1.443 diagnósticos. Com relação à mortes por câncer de mama no Estado, foram 244 de janeiro a setembro de 2023 e 369 no ano passado. Os dados são do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM).

Mas e você? Está com os cuidados em dia? Sabe o que é a mamografia? Veja a seguir mitos e verdades a respeito do exame e esclareça as suas dúvidas:

Mitos e verdades sobre a mamografia

*Radiação da mamografia é perigosa: 

MITO. A mamografia utiliza raios X para formar a imagem da mama, porém são de baixa dose de radiação. O risco associado à exposição à radiação é baixíssimo, principalmente quando comprado com o benefício: a prevenção do câncer de mama;

*É necessários fazer mamografia a cada 6 meses:

MITO. Recomenda-se que as mulheres, a partir dos 40 anos de idade, dêem início ao rastreamento com mamografia anualmente. Porém, existem casos específicos em que esse tempo pode ser menor. Histórico de câncer de mama ou de ovário na família é considerado fator de risco.

Em casos assim, é necessária avaliação médica. De maneira geral, o exame então é iniciado 10 anos antes da idade que a parente apresentou a doença. 

*A mamografia causa dor e é desconfortável:

VERDADE. Não tem jeito! O exame consiste em comprimir as mamas por meio de um aparelho de raio x. Por causa disso, a paciente pode sentir dor ou desconforto. A intensidade vai depender da sensibilidade de cada mulher.

Não realizar o exame do período que antecede a mesntruação, quando as mamas costumam ficar mais doloridas, é uma boa medida para evitar maiores incômodos.

*Mulheres com prótese de silicone não podem fazer mamografia:

MITO. Mulheres com próteses mamárias podem sim realizar a mamografia. A diferença é que, de modo geral, o posicionamento faz com que a mama e a prótese fiquem separadas na imagem do exame. 

Outra curiosidade é que no rastreamento das pacientes com próteses, a rotina do exame requer o dobro de imagens daquelas sem próteses: são oito ao invés de quatro imagens. 

LEIA TAMBÉM: Municípios do ES ampliam oferta de mamografias; veja como marcar