Comemorado em 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue revela uma realidade preocupante no Espírito Santo. O estoque de quase todos os tipos sanguíneos encontra-se em nível crítico. Os dados são do site do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia do Estado (Hemoes). Atualizados diariamente, nesta terça-feira (14), apenas A+ e B+ estão com os estoques estáveis. Já A-, B-, AB-, AB+, O- e O+, constam como críticos .
Saiba como doar sangue no Espírito Santo
Quando eu posso doar sangue? Será que é possível fazer agendamento? Quais os dias e horários disponíveis? As respostas para essas e várias outras perguntas podem ser facilmente encontradas no site do Hemoes.
Primeiramente, é importante saber que para ser um doador a pessoa precisa ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Além disso, a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com menos de 18 anos (16 e 17) somente poderão fazer a doação com autorização formal dos pais e/ou responsável legal. Também é necessário apresentar documento de quem assinou a autorização.
É fundamental que o candidato pese acima de 50kg, esteja em boas condições de saúde e não chegue ao posto de coleta em jejum. Aumentar a ingestão de líquidos no dia da doação e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes do procedimento também é importante.
Vacinei contra a covid-19: posso doar sangue?
Os doares que receberam a dose da vacina contra a covid-19 devem seguir alguns critérios. Aqueles que foram imunizados com a Coronavac, é necessário aguardar dois dias para doar. Já os que receberam as outras vacinas, a recomendação é de sete dias.