Saúde

Dieta antiestresse: deixa você calminha e ainda faz emagrecer

A dieta antiestresse é baseada em alimentos que promovem o equilíbrio hormonal e reduzem os níveis de cortisol, o famoso "hormônio do estresse"

Foto: Reprodução/ Rede Sociais

O estresse é um dos maiores vilões da saúde no mundo moderno. Ele afeta o bem-estar emocional e o físico, dificultando a perda de peso e contribuindo para problemas como ansiedade, insônia e compulsão alimentar. 

No entanto, a boa notícia é que é possível combater o estresse e ainda emagrecer ao adotar uma dieta específica: a dieta antiestresse.

LEIA MAIS:

Seja dona do próprio negócio em 7 passos e +: O jeito certo de anunciar seu produto

R$102M e Leila desesperada: Paulinho mal chegou e já tem saída armada do Palmeiras em 2025

Pratico e perfeito pro verão: 4 cortes de cabelo curto para entrar 2025 com a autoestima renovada

O QUE É A DIETA ANTIESTRESSE?

A dieta antiestresse é baseada em alimentos que promovem o equilíbrio hormonal e reduzem os níveis de cortisol, o famoso “hormônio do estresse”. Quando estamos estressados, nosso corpo entra em modo de alerta, liberando cortisol em excesso. Esse hormônio, em altos níveis, pode causar acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal, e levar à compulsão por alimentos calóricos.

Por outro lado, ao incluir alimentos ricos em nutrientes específicos, como magnésio, triptofano, ômega-3 e antioxidantes, é possível diminuir o estresse, melhorar a qualidade do sono e, de quebra, perder peso.

Foto: Divulgação

COMO O ESTRESSE AFETA O PESO CORPORAL

Quando estamos estressados, nosso organismo entra em um estado chamado “luta ou fuga”, que faz parte do sistema de resposta do corpo. Isso pode levar a:

Desequilíbrio Hormonal: O cortisol alto pode atrapalhar o funcionamento de outros hormônios, como a insulina, dificultando a queima de gordura.

Compulsão Alimentar: O estresse aumenta a vontade de consumir alimentos ricos em açúcar e gordura, como chocolates e fast food.

Redução do Metabolismo: O estresse crônico pode desacelerar o metabolismo, tornando mais difícil emagrecer.

Acúmulo de Gordura Abdominal: Altos níveis de cortisol estão diretamente relacionados ao aumento da gordura visceral.

A boa notícia é que, ao cuidar da alimentação, é possível reduzir esses impactos e conquistar uma vida mais equilibrada e saudável.

LEIA MAIS: Carta e destino da herança: 3 revelações inéditas dos pais de Suzane Richthofen assustam

Foto: Reprodução/Freepik @jcomp

ALIMENTOS QUE AJUDEM A COMBATER O ESTRESSE

1. Frutas Cítricas

Ricas em vitamina C, frutas como laranja, limão, tangerina e kiwi ajudam a reduzir os níveis de cortisol e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, são baixas em calorias e podem ser consumidas como lanches entre as refeições.

2. Oleaginosas

Castanhas, nozes e amêndoas são ricas em magnésio, mineral que ajuda a relaxar os músculos e combater a ansiedade. Elas também são fontes de gorduras boas, que promovem a saciedade.

3. Aveia

A aveia é uma fonte natural de triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. Além disso, a aveia ajuda a controlar o apetite e mantém o açúcar no sangue estável.

4. Peixes Ricos em Ômega-3

Salmão, sardinha e atum são ricos em ômega-3, que ajuda a reduzir a inflamação no corpo e melhora a saúde do cérebro, aliviando sintomas de ansiedade e estresse.

5. Chás Calmantes

Chás como camomila, erva-cidreira e chá verde contêm compostos que ajudam a reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono. O chá verde também é um aliado no emagrecimento devido à presença de catequinas.

6. Chocolate Amargo

O chocolate com pelo menos 70% de cacau é rico em antioxidantes que reduzem o cortisol e aumentam a produção de endorfinas. Mas cuidado com as quantidades: limite-se a um quadradinho por dia.

7. Vegetais Verdes Escuros

Espinafre, couve e brócolis são excelentes fontes de magnésio e ajudam a equilibrar os níveis de cortisol. Além disso, são ricos em fibras e baixíssimos em calorias.

8. Alimentos Fermentados

Iogurte natural, kefir e kombucha contêm probióticos que melhoram a saúde intestinal, essencial para o equilíbrio emocional. Um intestino saudável está diretamente ligado a uma mente mais calma.

Foto: Reprodução/Freepik @master1305

EXEMPLO DE CARDÁPIO ANTIESTRESSE

Café da Manhã

1 xícara de chá verde

1 fatia de pão integral com pasta de amendoim natural

1 banana com uma pitada de canela

Lanche da Manhã

1 iogurte natural com 1 colher de chá de mel e sementes de chia

Almoço

Salada de folhas verdes com azeite de oliva

1 filé de salmão grelhado

1 porção de quinoa

Legumes no vapor (brócolis e cenoura)

Lanche da Tarde

1 punhado de castanhas (amêndoas ou nozes)

1 maçã

Jantar

Sopa de legumes (abobrinha, cenoura e espinafre)

1 omelete com espinafre e queijo branco

Ceia

1 xícara de chá de camomila

1 quadradinho de chocolate amargo

LEIA MAIS: Tralli paralisa jornal na Globo após proibição da Anvisa sobre produto no Brasil e gera repercussão