Saúde

Difícil para dormir? Saiba como melhorar a qualidade do sono nas noites de verão

Especialistas afirmam que o ideal é reduzir a temperatura do ambiente a 24°C

Foto: Reprodução/Pexels

O calor não está dando trégua no Espírito Santo. No início desta semana, algumas cidades capixabas registraram altas temperaturas, sendo as mais quentes do Brasil. Com isso, fica complicado até para dormir. Incômodos e adversidades interferem na qualidade do sono.

De acordo com o pneumologista Maurício Bagnatto, o que atrapalha o descanso nestes dias de verão não é somente a temperatura, mas por toda a ambientação do quarto, inclusive nas questões de luminosidade, ruídos e da umidade do ar.

O especialista explica que, em noites mais quentes, o corpo humano tem a necessidade de fazer uma regulação térmica para se adequar melhor ao calor e, assim, provocando suor e desconforto. Para que esse desconforto não afete a noite de sono, é necessário que o ambiente seja adequado para que tenha uma redução na temperatura, tentando mantê-la em torno dos 24°C.

Para que haja a redução no calor, o médico diz que o ambiente precisa de alguma ventilação. O recomendado é o uso de ventiladores, circuladores de ar, climatizador ou, até mesmo, deixar a janela aberta. O bom e velho ar condicionado é uma boa opção, mas o aparelho pode causar ressecamento das mucosas e trazer problemas nasais e da faringe, pois utiliza a umidade do ambiente

O pneumologista ainda explica que, com a baixa umidade dos dias quentes, as pessoas tem a tendência de apresentar ressecamento do nariz e da faringe, especialmente aquelas que, normalmente, dormem com a boca aberta. O ressecamento e a respiração pela boca facilitam as infecções na garganta, o que pode provocar a gripe.

Uma outra orientação do médico é que o ar condicionado seja evitado em casos de baixa umidade e no calor. Isso porque o aparelho absorve a água do ambiente e deixa o lugar com menos umidade. Segundo o médico, na hora de dormir, aumentar a altura dos travesseiros pode ajudar na respiração, mas não é recomendado, pois a mudança na postura pode prejudicar a coluna. 

O que também pode interferir na qualidade do sono são os ruídos. Aparelhos barulhentos, como ventiladores e ar condicionado, ou ainda barulhos da rua interferem no sono, já que impossibilitam a pessoa de dormir. Quando somado aos outros fatores, as pessoas têm mais dificuldade de pegar no sono.

Para dormir bem com o calor, o médico afirma que algumas mudanças no ambiente e alguns costumes podem ajudar, como tomar banhos frescos antes de dormir, utilizar tampões de ouvido para amenizar ruídos, usar máscaras de dormir, para não ser afetado pela luz, e colocar vasilhas com água, deixando o ambiente mais úmido.

As informações são do R7.