Uma dieta radical faz com que a pessoa consuma alimentos industrializados com teor reduzido de calorias, que se mantida a longo prazo, tendem a causar a falta de certos nutrientes.
Mas como aprender a comer de forma saudável?
Primeiramente, ao fazer uma dieta, é preciso o acompanhamento de um profissional da área de saúde pois através de exames, ele irá te indicar os tipos certos de alimentos que você deve consumir, sem que prejudique o organismo com falta de vitaminas que o corpo precisa.
Mesmo com uma dieta balanceada, por que a sua dieta de emagrecimento não funciona?
Um estudo indica que duas de cada três pessoas que fazem dieta não apenas recuperam o peso perdido, mas também terminam com um peso corporal superior ao que tinham antes de começar a dieta.
Como resultado, surge a frustração e tem início um círculo vicioso que faz da balança uma montanha-russa, com seus consequentes efeitos prejudiciais, tanto para o metabolismo quanto para o humor.
Veja algumas dicas para que essa realidade mude e sua dieta funcione de forma saudável:
Parar de comer gorduras saudáveis essenciais
Parar de comer alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 pode fazer com que você coma em excesso, porque o corpo não recebe refeições completas e anseia por gordura de qualquer forma, favorecendo os exageros alimentares.
Devemos consumir ômega-6 e ômega-3 na mesma quantidade. Porém, devido ao maior consumo de alimentos processados, que geralmente contêm óleos vegetais e outras gorduras, o consumo de ácidos graxos ômega-6 é muito alto em comparação ao ômega-3 fazendo ter esse desequilíbrio alimentar.
Há uma deficiência de calorias
Nosso corpo trabalha para manter o peso. Quando você não recebe comida suficiente, ele fica com fome e privado de nutrientes desencadeando uma resposta de sobrevivência na qual o corpo retarda o metabolismo para economizar recursos.
Seu corpo conserva o seu gasto calórico de forma inteligente, porque não sabe quando terá acesso aos nutrientes de que precisa. É isso que nos mantém vivos em tempos de fome.
Assim, não ter calorias suficientes pode fazer com que seu corpo ganhe peso, porque seu metabolismo desacelera ao ficar em modo de “sobrevivência”.
Há uma deficiência de proteína
Os alimentos feijão, lentilha, grão-de-bico, costumam ser vistos como um grupo de alimentos ricos em calorias que precisam ser banidos para quem quer perder peso, porém eles são uma fonte de carboidratos de absorção lenta que nos deixam saciados por muitas horas. Além disso, por serem ricos em proteínas, ajudam a desenvolver a massa muscular, que é o nosso tecido queimador de gordura.
Por fazer muito exercício físico
Fazer 30 minutos de exercícios moderados regularmente já é o suficiente para a saúde do corpo. Se você se exercita com muita intensidade, desencadeia a resposta do seu corpo ao estresse.
Fazer isso repetidamente pode colocar seu corpo em um estado de estresse crônico e, quando isso ocorre, seu sistema imunológico fica enfraquecido. O cortisol, hormônio do estresse, é liberado, o que pode contribuir para o ganho de peso. Este hormônio também tem sido associado a problemas imunológicos, depressão e infertilidade.
Pelo estresse de fazer dieta
O estresse por conta de exercícios não é único aspecto que o impede de perder peso, mas ficar preocupado com o que se come, contar calorias e perder o prazer de comer também pode estressar o seu corpo.
Em vez de tentar se adequar às regras restritas de uma dieta, trata-se simplesmente de comer alimentos saudáveis que também satisfaçam o seu paladar.
Sua dieta não funciona porque é insustentável
Em vez de perder muito tempo enganando seu corpo às custas do seu sistema nervoso central ou da sua saúde, você pode trabalhar com o funcionamento natural do seu organismo fornecendo ao seu corpo um fluxo constante de alimentos saudáveis e saborosos para lhe proporcionar energia e vitalidade. Manter um fluxo constante de nutrientes mantém o açúcar no sangue estável, favorecendo a capacidade de concentração e clareza mental.
Além disso, se você aprender a se alimentar de maneira saudável sem passar fome, vai tomar decisões mais inteligentes e conscientes a respeito de quais alimentos comer ou não, e em quais quantidades.
*Com informações do Portal R7