Todos os anos, e nessa mesma época, elas tornam-se alvo de polêmica. Amadas por alguns e rechaçadas por outros, as passas, ou uvas passas, independentemente de gostos e opiniões, são excelentes para a saúde.
Segundo profissionais da área de nutrição, entre os vários benefícios, contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, eliminam radicais livres e também ajudam a prevenir a prisão de ventre. Pois bem. Dito isso – e polêmicas a parte – assim como a versão da uva in natura, as passas são ricas em fibras solúveis (que ajudam, inclusive, na sensação de saciedade e controle do colesterol).
LEIA TAMBÉM:
>> Em caso raro, professora fica presa no próprio corpo e passa um ano paralisada
>> Implantes hormonais: Anvisa libera novas regras; “chip da beleza” segue proibido
>> Em caso inédito, mulher com câncer ginecológico muda útero de lugar e engravida
COMO A UVA PASSA É FEITA?
Antes de avançarmos sobre os benefícios para a saúde e o bom funcionamento do organismo, é preciso saber como é feita a uva passa. Produzida a partir da uva fresca, as passas nada mais são do que a fruta desidratada. Secagem ao sol, em estufas e até mesmo secadores mecânicos.
Direto ao que interessa: o que a passa tem de bom?
Júlia Rocha é nutricionista e conhece bem todo o enredo que envolve as passas. Porém, é enfática ao destacar tudo o que esse alimento tem de nutritivo.
“Por mais que seja um assunto polêmico entre as famílias, a galera que gosta de uva passas pode ter novos argumentos a seu favor depois de ler essa reportagem. Isso por que, a uva passa é rica em fibras solúveis e vitaminas importantes, além de possuir uma boa quantidade de ferro, potássio, cobre, vitaminas do complexo B, manganês e boro, um mineral que ajuda a manter a saúde dos ossos e das articulações, além de acelerar a cicatrização de feridas e melhorar o desempenho cognitivo”.
Outra dúvida que algumas pessoas costumam ter relacionada as passas é sobre a concentração de vitaminas e também se é mais calórica que a fruta natural. A nutricionista explica que não só as passas, mas todos os alimentos que passam por um processo de desidratação, ou seja, têm a água retirada, se tornam mais concentrados.
“Mais densos tanto em nutrientes, como em açúcares e calorias. Por isso, deve ser consumida (passa) com moderação, especialmente se você tem diabetes ou está de olho na balança”, pontua.
Não tem escapatória. A uva passa é sim bastante calórica. Portanto, calma na hora de consumir, hein. Uma porção de apenas 100g tem 300 kcal. Então, atenção para quem possui diabetes: se consumida em excesso pode ser prejudicial, já que trata-se de um alimento muito rico em açúcar
Aliada contra disfunção erétil
Como se não bastassem todos os componentes nutricionais para o bom funcionamento do organismo como um todo e até prevenção de doenças, a passa pode ser uma importante aliada para a disfunção erétil melhorando da libido.
“Isso por que as uvas passas contém um aminoácido denominado arginina, que aumenta a libido e induz a excitação. Por isso, são aliadas no tratamento de disfunção erétil”, comenta a especialista.
8 benefícios da uva passa; saiba como consumir
As melhores maneiras de consumir as passas? Ainda de acordo com Júlia, e antes de mais nada, é preciso moderação. O recomendado, de modo geral, é que a medida fique me torno de duas colheres de sopa e o mais importante: associadas a alimentos como:
* Iogurtes;
* Saladas;
* Cereais;
* Bolos;
* Arroz;
* Farofa;
* Caponata;
* Salpicão.
A nutricionista listou ainda seis importantes benefícios das passas para quem sabe, talvez, você resolva dar uma última chance para o polêmico alimento. Veja:
1) Por ser rico em fibra é um aliado ao intestino
2) Ajuda prevenir anemia por ser fonte de ferro
3) Auxilia na saúde óssea por ser rica em calcio
4) Rica em antioxidantes que ajudam a combater radicais livres
5) Ajuda a proteger nosso sistema nervoso
6) Ajuda eliminar toxinas do nosso corpo