O Ministério da Saúde inseriu novos critérios relacionados às doações de sangue de pessoas com diagnóstico positivo para a covid-19. Eles também são válidos para casos de suspeita de infecção, com ou sem sintomas. As regras foram atualizadas juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foram publicadas em uma nota técnica no último dia 25 de janeiro.
Os candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo vírus da covid-19 poderão buscar os hemocentros dez dias após a completa recuperação. Antes, eram necessários 30 dias de espera. A regra dos dez dias também vale para os assintomáticos. Nesse caso, o intervalo deve ser contabilizado a partir da data do exame realizado.
Segundo a diretora geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), Marcela Murad, é necessários que o doador já não apresente tosse, espirros, coriza e febre, por exemplo. Os novos critérios de segurança para a doação estão valendo no estado desde o dia 24 de janeiro.
A medida chega em momento oportuno e promete ajudar a reduzir a queda drástica de doações registrada ao longo do mês de janeiro no Hemoes. “Acreditamos que a redução para dez dias sem apresentar sintomas, refletirá positivamente para o reestabelecimento de níveis adequados de sangue para atender os pacientes necessitados cotidianamente”, ressaltou.
Marcela lembra que o mês de janeiro costuma registrar uma procura menor por parte dos doadores. O motivo é o período de festas e férias, mas com o surto provocado pela influenza e pela Ômicron, os estoques caíram drasticamente no estado.
Leia também: Em um mês, Ômicron faz média de mortes por covid subir 566% no Brasil
“O nosso estoque de O+ é de 44 bolsas, sendo necessárias 164 para manter o número ideal pelo período de quatro dias. Já para o tipo A+, precisamos de 108 bolsas e estamos com 30”, contou.
Ainda de acordo com a diretora geral do Centro de Hematologia, todos o bancos de sangue no país enfrentam o mesmo problema atualmente. “Nosso estoque está bem crítico. Precisamos muito da solidariedade das pessoas. O Hemoes está adotando todos os protocolos de segurança e caso a pessoa queira, também pode agendar o dia de doar”.
Com relação ao contágio pelo vírus da influenza, é exigido o intervalo de 15 dias após cura total da doença.
Conheça as medidas para doação de sangue após vacinação
Os doares que receberam a dose da vacina contra a covid-19 devem seguir alguns critérios. Aqueles que foram imunizados com a Coronavac, é necessário aguardar dois dias para doar. Já os que receberam as outras vacinas, a recomendação é de sete dias.
Saiba como doar
Por conta da pandemia do coronavírus, os atendimentos nas quatro unidades do Hemoes acontecem, preferencialmente, por meio de agendamento.
Existem ainda outras duas maneiras de realizar a doação. “Hoje nós temos duas modalidades: o Ônibus de Coleta Externa e a de Cadeiras Móveis, ou cadeira do papai”, destacou a diretora geral do Hemoes.
No caso do ônibus, a unidade móvel realiza a coleta de sangue e o cadastro para doação de medula óssea e o serviço pode ser solicitado por qualquer cidadão pelo e-mail [email protected], sendo necessário cumprir alguns requisitos, como o mínimo de 50 doadores e o máximo de 70.
Como a coleta com o ônibus exige uma infraestrutura maior, foi criada desde junho de 2020 uma nova modalidade de coleta. Marcela lembra que ela chegou para facilitar o acesso aos doadores: a cadeira do papai. “Vamos em condomínios, escolas, igrejas e associações. É preciso reunir grupos de 20/30 pessoas e marcar o dia para a equipe ir até o local fazer as coletas. Basta ligar para o telefone 3636-7920 ou enviar um e-mail para: [email protected].
Nesse caso, é preciso atender alguns critérios e preencher um check list antes d coleta, como: o ambiente deve ser climatizado, tem que ter banheiro e bebedouro. Uma equipe do hemocentro vai até o local e avalia se ele preenche tudo o que é necessário.
“Levamos tudo. Desde todos os equipamentos fundamentais para a coleta de sangue e até os lanches”, contou Marcela.
Veja onde as doações podem ser feitas:
Hemocentro de Vitória
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe.
Telefone: (27) 3636-7920
Hemocentro de Linhares
Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298, Centro.
Telefone: (27) 3264-6000
Hemocentro de Colatina
Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro.
Telefone: (27) 3717-2800
Hemocentro de São Mateus
Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington.
Telefone: (27) 3767-7954
Segundo informações divulgadas no site da secretaria estadual de Saúde: “As mudanças para triagem clínica dos candidatos à doação foram definidas por meio do avanço dos estudos e conhecimentos científicos relacionados ao vírus, uma vez que não há evidências que o vírus seja transmitido pela transfusão de sangue. As informações foram publicadas na Nota Técnica N°004/2022”.
LEIA MAIS:
>> Diagnóstico precoce do retinoblastoma evita complicações
>> Covid-19: meta do ES é imunizar 90% da população capixaba com três doses até março
>> ES registra duas mortes por gripe em apenas uma semana e total chega a sete em 2022