Saúde

Doações de sangue: estoque do Hemoes está em nível crítico. Saiba como ajudar!

Os médicos reforçam a importância da doação de sangue

Foto: Divulgação

Desde o inicio da pandemia do novo coronavírus, o estoque de sangue no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) está baixo. A diretoria do órgão pede para que os doadores voltem a doar e garante que o procedimento é seguro. 

Os pedidos para que as pessoas não deixem de doar sangue têm como propósito garantir a reposição do estoque e ajudar a salvar vidas. A diretora-geral do Hemoes, Marcela Gonçalves, afirma que o nível do estoque está em situação crítica e pede ajuda. 

“Desde o inicio do pandemia, notamos uma queda considerável. Nós já estávamos trabalhando em estoque mínimo. Nesta semana tivemos uma queda considerável, estamos com hemocomponentes em falta”, disse. 

Os médicos reforçam a importância da doação de sangue. Segundo eles, uma doação pode ajudar a salvar quatro vidas. A diretora do Hemoes destacou que a queda de doadores pode ter sido provocada pela pandemia, mas garante que o procedimento é realizado com segurança. 

“Quem já foi diagnosticado com covid-19, não pode doar por 30 dias após o fim dos sintomas. Caso o paciente apresente algum sintoma até 14 dias após a doação, pedimos que nos informe para que o sangue não seja utilizado. Mesmo não havendo registros da transmissão por sangue, estamos tomando todos os cuidados”, explica Marcela. 

Em uma live, o Subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretária Estadual de Saúde, reforçou o pedido para que as pessoas não deixem de realizar as doações. “Não estão encerrados os acidentes e as doenças que precisam de sangue. Pedimos aos doadores habituais e quem deseja doar que procure os pontos de coleta”, pede. 

Para doar é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis. Doadores frequentes devem respeitar o período entre as doações. Como medidas de segurança, durante a pandemia, para realizar as doações é preciso agendar por meio do telefone. Veja os números:

Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe
Telefone: 3636-7920

Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva)
Telefone: (27) 3218-9429

Hemocentro de Linhares

Endereço: Av. João Felipe Calmom, 174-298 – Centro
Telefone: (27) 3264-6000

Hemocentro de Colatina

Endereço: R. Cassiano Castelo, 276 – Centro
Telefone: (27) 3717-2800

Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington
Telefone: (27) 3767-7954

*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins. 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.