Duas pessoas morreram nos primeiros dias deste ano com sintomas da febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela, em Maracaí, interior paulista. No primeiro caso, o paciente de 22 anos morreu, na terça-feira, (01) de janeiro. No outro, a vítima era um idoso de 69 anos, que morreu no dia dois deste mês.
A febre maculosa é comum entre os meses de junho a outubro, período em que o carrapato está mais ativo. A transmissão ocorre através da picada do parasita e a doença tem tratamento, quando iniciado com antibiótico logo no inicio dos primeiros sintomas.
Principais sintomas da febre maculosa
– Febre acima de 39ºC e calafrios;
– Dor de cabeça intensa;
– Conjuntivite;
– Náuseas e vômitos;
– Diarreia e dor abdominal;
– Dor muscular constante;
– Insônia e dificuldade para descansar;
– Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
– Gangrena nos dedos e orelhas;
– Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.
Alguns cuidados como utilizar calças, camisolas de manga comprida e sapatos, especialmente quando é necessário estar em locais com grama alta, usar repelentes de insetos, renovando a cada 2 horas ou conforme a necessidade, são importantes para prevenir a picada do carrapato. No ano passado, até a segunda semana do mês de dezembro, foram confirmados 79 casos de febre maculosa em São Paulo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.