Saúde

Dormir bem emagrece e aumenta a qualidade de vida, apontam estudos

As universidades de Chicago e da Columbia, realizaram estudos que comprovam que quem dorme menos de 5 horas por noite tem mais propensão à obesidade

Foto: Divulgação
Durante o sono aumentamos a produção da leptina, um hormônio que controla a sensação de saciedade. 

Para estar saudável, é tão importante quanto aderir a uma dieta equilibrada e praticar atividade física frequentemente, ter uma noite de sono reparadora. É o que comprova estudos de universidades nos Estados Unidos: dormir bem emagrece e mantem a qualidade de vida em alta.

“Isso porque a produção de melatonina é acelerada quando dormimos, e esse hormônio é responsável não só pela redução do apetite, como também, combate à enxaqueca, melhora a pele, controla a glicemia e inibe as células de gordura do corpo humano – evitando quadros de obesidade. Se dormimos pouco, pouco produzimos desse hormônio e recebemos menos dos seus benefícios”, disse o médico, Wesley Schunk.

De acordo com o médico, também é durante o sono que aumentamos a produção da leptina, hormônio que controla a sensação de saciedade. “Dessa maneira, dormindo pouco, a produção desse hormônio fica comprometida e a sensação de saciedade demora a chegar”, disse.

“Quando dormimos pouco, a produção da grelina, hormônio que controla a fome, aumenta, fazendo com que a noite mal dormida resulte em um maior consumo de alimentos do dia seguinte, ou seja, auxiliando no ganho de peso”, completou.

O cortisol também é um hormônio que aumenta sua quantidade no organismo quando estamos em situação de stress. O cortisol alto atrapalha o emagrecimento e auxilia no acumulo de gordura localizada.

“Algumas dicas que dou para as pessoas alcançarem uma boa noite de sono são: reduzir o consumo de cafeína ou qualquer estimulante a partir do final da tarde; não consumir bebidas alcoólicas e alimentos ricos em açucares, não fazer exercícios físicos após as 20h; manter o quarto escuro; comer alimentos leves após as 20h, meditar, e tomar chás como o de camomila e capim cidreira são algumas dicas”, disse.

Se mesmo com as dicas acima a dificuldade de conseguir uma boa noite de sono permanecer, um médico deve ser consultado. Florais e metatonina podem ser prescritos para auxiliar nessa questão.