Saúde

Efeito sanfona provoca estrias em homens. Saiba como evitar!

Crescimento acelerado, alterações hormonais e exageros na hora de malhar são outros fatores que causam estrias nos homens

Foto: Divulgação / Pexel
Costas, braços, peitos e abdômen são os locais mais comuns para o surgimento das estrias. Alimentação rica em vitamina C e hidratação ajuda a prevenir o problema. 

Os homens também são suscetíveis a terem estrias. A especialista em cosmecêuticos Karina Muriano, explica que nos homens é mais comum que as estrias surjam durante a adolescência, porque é quando há um crescimento acelerado do corpo e alterações hormonais, que colaboram para que a pele estique demais e as estrias apareçam. Além das causas genéticas, o efeito sanfona e o exagero na hora da malhação são alguns dos fatores desencadeantes do problema na pele. 

“No corpo masculino também podem aparecer estrias em vários locais. Os mais comuns são as costas (durante o período de crescimento), braços e peitos (nos que fazem musculação), e abdômen para os que passam por efeito sanfona ou engordam de forma rápida”, disse a especialista. 

Estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. 

Karina Muriano lembra que alguns cuidados são indispensáveis para resultados duradouros. “É muito importante conscientizar os pacientes da importância da hidratação, com ingestão de água e hidratação tópica da pele através dos cosmecêuticos para prevenir o surgimento de novas estrias. Além disso, certos cuidados são indispensáveis na prevenção e na manutenção de uma pele saudável e sem estrias. Uma boa alimentação, rica em vitamina C, frutas e verduras”, explicou. 

No mercado da beleza

A vaidade masculina também vem aumentando e, com isso, cresce a procura desse público por tratamentos estéticos. Segundo dados da Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas), o público masculino já representa 30% dos clientes em clínicas de estética no Brasil. Estima-se que, em 2019, o país se torne o maior consumidor de produtos de beleza masculina do mundo, chegando a movimentar cerca de US$ 6,7 bilhões. Os tratamentos mais procurados por homens são para cuidados com a barba, cabelo, rosto e tratamentos para pele, como o de estrias, por exemplo.