![](https://uploads.folhavitoria.com.br/2024/10/MSSWQ1Bh-907929b0-7f2b-0137-059b-6231c35b6685-minified.jpg)
Embora sejam comuns em residências, as baratas ainda causam repulsa e desconforto para muitas pessoas. Esses insetos noturnos são considerados pragas devido aos comportamentos sujos e ao odor desagradável.
Além disso, ainda podem transmitir doenças intestinais, se movimentando livremente por ralos, jardins, esgotos e áreas privadas de residências humanas.
As baratas podem se alimentar de uma variedade de alimentos ou resíduos, incluindo fezes humanas. Apesar de não serem originadoras de enfermidades, podem disseminar germes que causam doenças como salmonelose, disenteria e gastroenterite.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Entre as muitas maneiras de se livrar destes insetos, existem pessoas que não possuem coragem de eliminá-las. No entanto, uma das formas mais populares e rápidas de se matar uma barata continua sendo por meio da chinelada.
Um documento do Departamento de Saúde de Tulsa, em Oklahoma (EUA), porém, destacou que esta pode não ser a maneira mais indicada de se eliminar o inseto. Segundo o registro, esmagar uma barata não é o método mais eficiente nem higiênico.
Consequências para o ambiente
Ainda conforme a declaração, ao esmagar uma barata pode-se liberar os ovos do inseto, além de espalhar bactérias e outros germes no ambiente. As bactérias liberadas podem também provocar doenças intestinais, desde uma diarreia comum até a febre tifoide e cólera.
Além disso, a chinelada não garante a eliminação definitiva da barata, pois estes insetos podem suportar até 900 vezes o próprio peso, devido ao forte exoesqueleto.
Segundo a análise de especialistas, caso não haja a destruição do exoesqueleto, as baratas podem se fingir de mortas e fugir posteriormente.
Assim, é recomendável utilizar inseticidas ou outros métodos, como emboscadas ou iscas (ácido bórico ou terra de diatomáceas), para que haja um controle efetivo e eliminação das baratas.
Dicas para prevenir uma infestação
Entre os métodos mais eficazes para eliminar infestações de baratas de uma residência, estão o uso de sprays inseticidas, pós ou iscas.
1 – Sprays inseticidas: O spray deve ser aplicado de forma direta nas baratas ou nas superfícies onde podem rastejar.
2 – Pó: Para a aplicação do pó, deve-se escolher áreas de difícil acesso, como buracos nas paredes e tomadas elétricas.
3 – Iscas: As iscas, como ácido bórico ou terra de diatomáceas, devem ser postas em áreas onde insetos se alimentam, como atrás de eletrodomésticos e em armários.
Além destas medidas, é importante também eliminar possibilidades de comida e água fáceis, por isso, é fundamental eliminar restos de alimento pela casa e recolher o lixo diariamente.
Por fim, a clássica limpeza regular e a existência de um saneamento básico adequado são dicas importantes na eliminação das baratas.
*Com informações do portal R7.
LEIA TAMBÉM: Confira 10 cuidados para manter a saúde dos olhos durante o inverno