Saúde

Em apenas uma semana, Linhares confirma 300 casos de dengue no município

Município registrou uma morte por conta da doença neste ano

Foto: Google Images
Interlagos é o bairro com o maior número de notificações.

Linhares, no Norte do Espírito Santo, já tem 1.727 casos confirmados de dengue em todo o município. O levantamento foi feito do início do ano para cá pela Vigilância Ambiental. O número é quase quatro vezes maior se comparado com os três primeiros meses de 2019.

De acordo com a vigilância, no primeiro trimestre do ano passado foram 483 casos de dengue em Linhares. Somente na última semana, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, houve o registro de 300 confirmações da doença.

“Os números assustam e estamos em estado de alerta. São muitos casos confirmados da doença e infelizmente neste ano já registramos um óbito pela doença. Nossas equipes têm intensificado o trabalho de combate ao mosquito transmissor, mas precisamos que a população entre nesta luta com a gente”, pede o diretor da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana.

O município registrou uma morte por causa da dengue neste ano. Por conta da pandemia do coronavírus, que deixou oito pessoas doentes em Linhares e 91 sob suspeita, segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, muitas pessoas acabaram se esquecendo de tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

“Precisamos, sim, de nos prevenir contra o Covid-19, mas não podemos descuidar da dengue. Assim como a população deve seguir as recomendações para prevenção do Covid-19, orientamos que também sigam as recomendações em combate a dengue. Apenas 10 minutos de cuidados em sua casa, na semana, é o necessário para se combater o mosquito transmissor da doença”, orienta o diretor.

Bairros

Até o momento, de acordo com a Vigilância Ambiental do município, Linhares tem 2.178 notificações de dengue com 1.721 confirmações da doença, além de uma morte.

Os bairros com maior incidência de casos notificados no município são Interlagos, com 601; Santa Cruz, 346; e Aviso, com 168 notificações.