
Você sabia que a atividade física é de suma importância na terceira idade? Com a idade mais avançada algumas pessoas acabam ficando sedentárias, o que causa uma série de malefícios a saúde, como perda de força física, atrofia muscular, acúmulo de gordura, propensão a infarto, entre outras doenças.
De acordo com o personal trainer Igor Carvalho, é importante incluir na rotina dos idosos a prática de exercício físico. Uma das principais queixas dos alunos nessa idade é o enfraquecimento dos músculos, perda de equilíbrio, maior cansaço e perda do tônus muscular.
Igor ressalta que além de ser um hábito saudável para o corpo, também é para a mente. “Muitos querem apenas ter uma boa conversa e claro, casar com a prática da atividade, porém observamos a melhora e a evolução com o acompanhamento de perto’’.
Os alongamentos, hidroginástica, andar de bicicleta, caminhada e academia, já ajudam a sair do sedentarismo. Porém, Igor alerta que antes de qualquer atividade física, sendo a mais simples, a pessoa deve realizar um check-up para ver se tudo no seu corpo está apto para exercícios.
De acordo com o personal, as academias, bem como os profissionais na área que trabalham de forma independente, devem exigir um atestado de aptidão física e depois disso traçar um treino especifico para cada caso.