Saúde

Entenda como os probióticos e prebióticos ajudam a cuidar da pele

De acordo com especialistas, aliar o pró e o pré ajuda na produção de colágeno e ácido hialurônico, além de combater o envelhecimento precoce

Foto: Divulgação

O corpo humano é cheio de funcionamentos curiosos que foram sendo desvendados pela ciência com o passar dos anos. Uma dessas descobertas é que parte do seu funcionamento é responsabilidade de trilhões de micro-organismos que ajudam na qualidade da pele.

Na maioria das vezes o déficit desses micro-organismos pode apresentar sintomas como náuseas, vômito e ansiedade. Porém, como alternativa de tratamento e cuidados com a saúde, existem os prebióticos e probióticos.

Prebióticos: são componentes alimentares que estimulam a proliferação e atividade de populações de bactérias benéficas. 

Probióticos: são os microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio do corpo e a saúde do indivíduo.

Além dos tradicionais iogurtes que ajudam a regular a microbiota do intestino e consequentemente todo o funcionamento do corpo, agora é possível manipular cosméticos que também servem a essa função de estimular o crescimento da flora benéfica encontrada na pele e deixá-la saudável e livre de infecções.

Segundo a farmacêutica, Mariana Piassaroli, séruns e cremes hidratantes com probióticos são uma nova opção para auxiliar nos cuidados com o corpo. 

“Hoje em dia temos disponíveis para manipulação produtos de skincare com composição probiótica que atuam repondo necessidades específicas em regiões que precisam de atenção, como a pele”, conta.

Mariana explica que, apesar de eficazes, os produtos dermatológicos com base probiótica e prebiótica não substituem os ingeridos, já que não atuam dentro do corpo. 

“Aliar o pró e o pré ajuda na produção de colágeno e ácido hialurônico, além de combater o envelhecimento precoce. Acontece uma melhora na saúde, em vários pontos, por conta disso a manipulação oferece uma variedade de soluções para ajudar neste equilíbrio”, afirma.

Como cada organismo é único e os probióticos e prebióticos têm diferenças, a melhor prescrição é sempre feita por um médico ou nutricionista a partir de exames. 

Aliado a essa necessidade, a manipulação proporciona produtos personalizados para unir essas ‘bactérias do bem’ à rotina do dia a dia.