Saúde

Epidemia de gripe: veja como funcionam unidades de saúde no interior do ES

Dos municípios consultados pela equipe do Folha Vitória, Linhares decidiu colocar os atendimentos das unidades dos bairros exclusivamente para influenza

Foto: Divulgação/Prefeitura de Linhares

Por causa da epidemia da gripe, cidades da Grande Vitória cancelaram as consultas eletivas nas unidades dos bairros para que os pronto-atendimentos  não ficassem sobrecarregados  com o aumento da procura de pacientes com sintomas gripais. Serra, Cariacica e Vitória tomaram essa decisão nesta última semana de 2021.

Já no interior do Espírito Santo, entre os maiores municípios, Linhares decidiu suspender as consultas nos postos dos bairros e do interior. 

“A epidemia da gripe segue impondo medidas restritivas; entre elas a de mantermos leitos, equipamentos, insumos e equipes profissionais priorizados para o atendimento de pacientes que serão infectados com alguma doença respiratória por conta do vírus da gripe; até o dia 3 de janeiro avaliaremos todos os cenários para pensar na retomada das consultas eletivas”, disse o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Atualmente, seis pacientes estão internados no Hospital Geral de Linhares (HGL) com o diagnóstico confirmado de Influenza. Quatro com quadro clínico estável, e dois em estado grave. 

O Espírito Santo vive uma epidemia de gripe e a demanda aumento em 100% o fluxo de atendimentos na Unidade Sentinela do HGL e na Unidade de Pronto-atendimento Infantil 24 horas de Linhares, no bairro Shell.

O atendimento nas unidades de Saúde vai ganhar reforço da Prefeitura de Linhares durante o réveillon, com a ampliação dos horários para atender ao aumento no fluxo de turistas e veranistas que escolhem as praias do litoral do Município para ver 2022 chegar.

Leia também: Vitória, Serra e Cariacica suspendem consultas eletivas: veja como funcionam as unidades de saúde

A unidade de Saúde do balneário de Regência começa o atendimento especial nesta sexta (31), às 7h da manhã, e só termina às 7h da manhã do dia 3 de janeiro (segunda-feira). O plantão será sempre de 24 horas, com a ambulância da localidade à disposição.

O mesmo sistema vai funcionar no balneário de Pontal do Ipiranga. A Unidade local vai funcionar 24 horas, de 7 da manhã de sexta-feira (31), até às 7 da manhã de segunda-feira, dia 3. Em Pontal, duas ambulâncias estarão à disposição e no primeiro dia de 2022 (1/1), terá vacinação contra a Covid-19 e Influenza das 7 às 19 horas.

O esquema especial das Unidades de Saúde vai funcionar também na praia de Povoação. A comunidade e visitantes terão à disposição uma ambulância e um profissional técnico em enfermagem.

Na sede do município, as Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Planalto e Bebedouro funcionarão de 7 às 19 horas. Esse horário valerá entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro. Nestas unidades, haverá vacinação contra a Covid-19 e Influenza no dia 31 de dezembro (sexta-feira).

“Como ocorreu ano passado, não teremos a queima de fogos na virada do ano, nem as atrações musicais nas praias, por precaução, devido à pandemia, mas o número de pessoas nesses locais aumenta”, lembrou o secretário municipal de Saúde.

“Com o reforço, o município garante mais tranquilidade a todos que buscam os balneários, sem deixar de garantir atendimento também aos que escolhem ficar na cidade. Em caso de necessidade, as unidades de plantão darão o devido suporte”, complementou.

Prioridade de atendimento para pacientes com sintomas gripais

Em Colatina, as consultas eletivas não foram suspensas, mas a prioridade no atendimento será para pacientes com sintomas gripais. Não há óbitos registrados no município por influenza.

A vacinação retorna na próxima segunda-feira (03), das 7h30 às 16h, no Terminal de ônibus em frente à Prefeitura de Colatina, e nas unidades de saúde que possuem sala de vacina.

O atendimento nas unidades de saúde está sendo reforçado com a contração de mais profissionais de saúde e os moradores podem buscar atendimento em todas as unidades do município. Em Colatina, a cobertura vacinal é de 82,4% da população.

Na cidade de São Mateus, a prefeitura decidiu também não suspender consultas eletivas. A rede municipal irá atender a todos os casos.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Mateus, até o momento, foram confirmados 4 casos de Influenza A e um de infecção por vírus sincicial respiratório (VSR), comum em recém-nascidos. Não há registro de pacientes internados por influenza e também não houve óbitos pela doença. 

A vacinação contra a gripe segue sendo ofertada a toda população, intensificando as ações com horários estendidos e vacinação volante nos bairros.

Em Cachoeiro de Itapemirim, as consultas eletivas não foram suspensas. Mas a prefeitura recomenda que as pessoas não sobrecarreguem os pronto-atendimentos. “Em caso de sintomas gripais, o destino são as unidades de saúde dos bairros. Pronto Atendimentos como a UPA 24h (Marbrasa) e Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) são para casos de urgência e emergência”.

Para o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, é importante que as pessoas se conscientizem da importância da vacina contra a H1N1, principalmente neste momento de pandemia de Covid-19. 

“Estamos com uma pandemia ainda em curso. Por isso, temos que evitar ao máximo a sobrecarga do sistema de saúde com outras doenças que também podem ser evitadas com a vacinação. Os idosos, principalmente, devem buscar a aplicação do imunizante o quanto antes, pois são os mais afetados pelas complicações da doença”, comenta.

A vacinação contra a Influenza ocorre nos mesmos dias, horários e locais das aplicações contra a Covid-19: de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde), bem como nos pontos de vacinação itinerantes.

A vacina contra a gripe é direcionada a todas as pessoas acima de seis meses de vida, e não é mais necessário intervalo de espera após ter se vacinado contra a Covid-19. Na hora de se vacinar, é preciso ter em mãos documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS.