Saúde

ES monitora 1º caso suspeito de gripe aviária em humano no Brasil; 33 pessoas expostas

Segundo a secretaria de Estado da Saúde, uma pessoa exposta a um possível contato com as aves contaminadas está em isolamento por apresentar sintomas gripais leves

Foto: IMD/ Reprodução

Uma pessoa com possível exposição as aves do Parque Fazendinha, em Vitória, está em isolamento por ter apresentado sintomas gripais leves. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (17), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O caso suspeito foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

>> Entre no grupo do Folha Vitória no WhatsApp e receba notícias gratuitas sobre Saúde. Participe também do nosso canal no Telegram!

Ainda de acordo com a Sesa, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, foram identificados 33 possíveis expostos no local. Um deles, já em isolamento, está sendo monitorado pelo município.

Na manhã desta quarta-feira (17), o município de Vitória realizou a coleta das 33 amostras de contatos e enviou ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES). Assim que todo o material for conferido, será enviado para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já nesta quinta-feira (18).

A Fiocruz é o laboratório de referência para área de abrangência nacional que engloba o Lacen-ES, uma vez que as amostras deverão ser manipuladas em áreas de biossegurança NB-3. O prazo para divulgação dos resultados não foi informado. 

Investigação de campo

Desde o dia 16 de maio, equipes da Vigilância em Saúde da Sesa e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), realizaram investigação de campo em Vitória, Cariacica e Marataízes. O principal objetivo é o de identificar pessoas que tiveram contato com aves contaminadas.

Monitoramento em caso de contato com aves contaminadas

As pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a gripe aviária (vírus H5N1) devem ser monitoradas caso apresentem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.

A população deve evitar estritamente contato com aves doentes ou mortas, incluindo aves silvestres. veja mais orientações:

Ao avistar aves doentes acionar o serviço veterinário local ou realizar a notificação por meio do Sisbravet – https://sistemasweb.agricultura.gov.br/pages/SISBRAVET.html;

Evitar o contato próximo e desprotegido com pessoas que apresentem sintomas gripais;

Manter os ambientes bem ventilados com porta e janelas abertas;

 Evitar aglomerações em ambientes fechados;

Praticar higiene das mãos e ter etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar;

Caso precise manipular a ave, usar máscara de proteção e luvas, acondicionar em uma caixa e comunicar ao IDAF – www.idaf.es.gov.br.

LEIA TAMBÉM: Gripe aviária: médicos tiram todas as dúvidas sobre a doença