O Espírito Santo pode ter um novo aumento de casos de covid-19. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, com a chegada do outono e das épocas de temperaturas mais amenas, a tendência é de uma maior circulação do vírus.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
“Nós tivemos nas últimas 4 semanas, na semana epidemiológica 10, a semana que encerrou no domingo: 740 casos. Esse patamar pra nós hoje gira hoje na média dos últimos 14 dias, 99 casos. O que pode significar que nós estamos mantendo uma transmissão da covid para o indício de um novo aumento, que é muito provável que aconteça, no período da diminuição do calor: final de março, início de abril”, explicou.
Atualmente, o Estado tem mais 1 milhão e 324 mil casos confirmados para a doença. Até as 15h desta quarta-feira (15), no Painel Covid-19 constavam 15.046 mortes registradas desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Número de casos registrados nos últimos três meses
– Janeiro: 6 mil casos registrados
– Fevereiro: mais de 2 mil casos
– Março: 1.300 casos confirmados
ES terá teste único para covid-19 e gripe
A novidade, de acordo com o subsecretário, é a expectativa da chegada de um novo exame que vai ajudar a identificar se um indivíduo sintomático está com covid-19, ou gripe em uma única testagem. O exame foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“Estamos aguardando a remessa de uma exame, da Fiocruz, para o início de abril. É um teste de antígeno que, além de covid, pode detectar influenza A e B. No mesmo exame podermos avaliar essas três doenças. Estamos aguardando a Fiocruz mandar. Vamos fazer uma distribuição estratégica. Com as temperaturas mais baixas, poderemos fazer esse teste, contou Reblin.
Subsecretário de Saúde pede para população atualizar vacinas
O subsecretário disse também que manter as vacinas em dia é algo fundamental para afastar o risco de complicações pela covid-19. Principalmente diante do período que se aproxima.
O Estado tem atualmente 95% da população imunizada com a primeira dose (D1) ou dose única (DU) contra a covid, o que corresponde a 3.593.350 pessoas. Pessoas com a campanha de vacinação completa somam 3.241.404, ou 85%.
Porém, conforme o esquema avança, esses números reduzem. Cerca de 53% da população tomou a 1ª dose de reforço (D3). Com relação a 2ª dose de reforço (D4) esse dado é ainda menor. Apenas 25% das pessoas aptas procuram os postos de saúde.
Com relação as mortes por covid, em janeiro desse ano, 51 pessoas morreram, em fevereiro 6, e em março, até esta segunda-feira (13), 2 óbitos foram registrados. Fevereiro (deste ano) e outubro (do ano passado). “Foram os meses com menor número de mortes com seis casos cada”, lembra Reblin.
LEIA TAMBÉM: ES registra quase 53 notificações de dengue por hora