O Espírito Santo registrou duas mortes por gripe entre os dias 23 e 29 de janeiro. Com isso, já são sete o número de mortes pela doença neste ano. Os dados foram divulgados no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), nesta quarta-feira (02).
Segundo a Sesa, uma das pessoas que morreu tinha 90 anos ou mais, uma estava na faixa etária de 80 e 89 anos, duas tinham entre 70 e 79 anos, uma estava com idade entre 50 a 59 anos, uma tinha de 40 a 49 anos e uma tinha de 20 a 29 anos.
A maioria das mortes foi registrada no interior do Estado. Uma pessoa morava em Água Doce do Norte, uma em Aracruz, uma em Cachoeiro de Itapemirim, uma em Itaguaçu e uma em Rio Bananal. Duas mortes foram registradas na Grande Vitória: uma em Cariacica e uma na Serra.
Ao todo, 31 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza já foram registrados no Estado neste ano.
De acordo com a Sesa, os exames analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-ES) têm indicado a predominância da Influenza A (subtipo H3N2).
Das 3.362 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas entre 02 e 29 de janeiro, foram confirmadas 1.449 para Influenza A, com positividade de 43,09% das amostras.
A Sesa ressaltou, no entanto, que aguarda o pleno restabelecimento do sistema de notificação do Ministério da Saúde para ter o balanço completo sobre a Influenza no Estado, pois os dados estão sujeitos a alteração/atualização.
Desde o final de dezembro, o Estado vive uma epidemia da doença. Com isso, as unidades de pronto atendimentos têm registrado um aumento na procura.
No último fim de semana, a família de uma idosa de 91 anos viveu momentos de angústia no Pronto Atendimento da Glória, em Vila Velha. A mulher esperou mais de 48 horas para ser transferida para hospital por falta de vaga.
Número de casos registrados em 2021
Ao longo de todo o ano passado, das 17.859 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas, 840 foram confirmadas para Influenza A, com uma positividade de 4,7% do material analisado.
Dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) registraram ainda 27 mortes e 132 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza.