Nas três primeiras semanas de 2022, o Espírito Santo registrou cinco mortes e 21 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) pela Secretaria de Estado de Saúde.
Segundo a Sesa, uma das pessoas que morreu tinha 90 anos ou mais, uma tinha entre 80 e 89 anos, duas tinham entre 70 e 79 anos e uma tinha de 50 a 59 anos.
A maioria das mortes foi registrada no interior do Estado, sendo uma em Água Doce do Norte, uma em Aracruz, uma em Cachoeiro de Itapemirim e uma em Rio Bananal. Uma morte foi registrada na Grande Vitória, no município de Cariacica.
Os exames analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) têm indicado a predominância da Influenza A (subtipo H3N2).
Ainda de acordo com a secretaria, das 2.736 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas até a Semana Epidemiológica 03, ou seja, até o dia 22 de janeiro, foram confirmadas 1.318 para Influenza A, com positividade de 48,17% das amostras.
A Sesa ressaltou, no entanto, que aguarda o pleno restabelecimento do sistema de notificação do Ministério da Saúde para ter o balanço completo sobre a Influenza no Estado, pois os dados estão sujeitos a alteração/atualização.
Número de casos registrados em 2021
Ao longo de todo o ano passado, das 17.859 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas, 840 foram confirmadas para Influenza A, com uma positividade de 4,7% do material analisado.
Dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) registraram ainda 27 mortes e 132 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza.
LEIA TAMBÉM:
>> VÍDEO | Covid e gripe: procura em hospitais, PAs e postos de saúde seguem lotados