
Os casos de dengue estão em queda no Espírito Santo. É o que aponta os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (06). Entre os dias 29 de dezembro de 2019 e 1° de agosto de 2020, foram registrados 42.042 casos da doença no Estado. Já no mesmo período do ano anterior, foram notificados 69.259 casos.
Segundo a classificação que considera os dados de incidência nas últimas quatro semanas, Linhares é o município que registrou o maior percentual de casos. Na Grande Vitória, a capital registrou a maior incidência.
Durante o mesmo período, 1.403 casos suspeitos de infecção pelo zika vírus e 14.857 casos de chikungunya foram notificados em todo o Espírito Santo.
Mesmo com o número em queda, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da doença, devem continuar durante todo o ano.
É importante que toda a população esteja empenhada nos cuidados básicos como: como varrer os quintais periodicamente; verificar se as caixas d’água estão limpas e lacradas; escovar bem as bordas dos recipientes de água e alimento dos animais; manter calhas sempre limpas; colocar areia nos pratinhos de planta e manter garrafas vazias de cabeça para baixo.