Saúde

ES terá teste único para covid-19 e gripe desenvolvido pela Fiocruz

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, remessa será enviada pela Fundação e deverá chegar entre o fim do mês de março e o início de abril

Foto: Mike Sena/MS – Agência Brasil

O Espírito Santo tem hoje mais 1 milhão e 320 mil casos confirmados para covid-19. Mais de 15.046 mortes também foram registradas desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus até agora. As informações foram atualizadas pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (14).

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Com a aproximação do outono e consequentemente das temperaturas mais baixas, a expectativa é que a curva de novos registros torne a subir entre o fim deste mês e o início de abril. De acordo com Reblin, esse patamar está se adequando a cada semana. 

“Nós tivemos nas últimas 4 semanas, na semana epidemiológica 10, a semana que encerrou no domingo: 740 casos. Esse patamar pra nós hoje gira hoje na média dos últimos 14 dias, 99 casos. O que pode significar que nós estamos mantendo uma transmissão da covid para o indício de um novo aumento, que é muito provável que aconteça, no período da diminuição do calor: final de março, início de abril”, explicou.

O subsecretário disse também que a pandemia no Estado segue um comportamento de estabilidade, depois da curva que começou em novembro, dezembro e janeiro. 

Porém, esse patamar de estabilidade reduziu depois do Carnaval quando foi registrado um aumento de casos. “Essa semana, retornamos ao patamar de antes do Carnaval. Mas um pouco mais alto que nas curvas anteriores”, disse Reblin.

Número de casos registrados nos últimos três meses

– Janeiro: 6 mil casos registrados

– Fevereiro: mais de 2 mil casos

– Março: 1.300 casos confirmados

Uma boa notícia está relacionada a quantidade de mortes por covid. “Mortes, felizmente, há uma redução bastante significativa. Apenas 4 municípios com mortes em menos de 30 dias”, destacou Reblin. 

Em janeiro, 51 pessoas morreram, em fevereiro 6, e em março, até está segunda-feira (13), 2 óbitos. Fevereiro (deste ano) e outubro (do ano passado) foram os meses com menor número de mortes com seis casos cada”, lembra.

Teste único para covid e gripe

A novidade, de acordo com o subsecretário, é a expectativa da chegada de um novo exame que vai ajudar a identificar se um indivíduo sintomático está com covid-19, ou gripe em uma única testagem. O exame foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

“Estamos aguardando a remessa de uma exame, da Fiocruz, para o início de abril. É um teste de antígeno que, além de covid, pode detectar influenza A e B. No mesmo exame podermos avaliar essas três doenças. Estamos aguardando a Fiocruz mandar. Vamos fazer uma distribuição estratégica. Com as temperaturas mais baixas, poderemos fazer esse teste, contou Reblin.

Vacina bivalente

Desde o dia 27 de fevereiro que o Estado a aplicar a vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19, uma ação que acontece junto com a campanha nacional do Ministério da Saúde.

Nesta primeira etapa, 320.891 capixabas que pertencem aos grupos prioritários poderão ser imunizados. Ao todo, 730 mil pessoas poderão receber as doses do novo imunizante no Espírito Santo, o que contemplando todas as fases e grupos prioritários.

Segundo a Sesa, cada município é responsável por abrir os agendamentos para a vacinação. Por isso, é preciso ficar atento ao calendário disponibilizado pela cidade onde cada indivíduo reside.

*Grupos que serão contemplados na 1ª fase no ES

GRUPO 1

1. Pessoas com 70 anos e mais (268.839);

2. Pessoas vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores (9.873);

3. Imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade (23.582);

4. Indígenas, a partir de 12 anos (10.966);

5. Ribeirinhos, a partir de 12 anos (249);

6. Quilombolas, a partir de 12 anos (7.382).

Calendário dos grupos prioritários

 – Grupo 2: Pessoas de 60 a 69 anos: 06 de março de 2023;

– Grupo 3: Gestantes e puérperas: 20 de março de 2023;

– Grupo 4: Trabalhadores da saúde: 17 de abril de 2023;

– Grupo 5: Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 12 anos de idade); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade: 17 de abril de 2023.

Com relação a cobertura vacinal do imunizante monovalente, o Estado tem 95% do da população apta a receber com a primeira dose. Já 85% tomou a segunda dose. Daí em diante, há uma diminuição das outras doses. Segundo Reblin, 52% tomaram a terceira dose e 25% a quarta.

“A população deve buscar orientações nos postos e unidades de saúde para atualizar o cartão vacinal. Estamos em plena vigência da intensificação da vacina de maneira geral. O ES vai fazer uma importante mídia alertando a comunidade da importância da vacinação. Temos vacinas disponíveis para a prevenção de mais de 30 doenças”, frizou.

LEIA TAMBÉM: ES registra quase 53 notificações de dengue por hora