Saúde

ES vai receber mais de 150 mil doses de vacina contra a covid-19

Ao todo, Ministério da Saúde enviará 139.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 12.870 da Pfizer/BioNTech, segundo o governador Renato Casagrande

Foto: Divulgação/ Sesa

O Espírito Santo deverá receber, nesta semana, mais 152.620 doses de vacinas contra a covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde. A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande, em sua conta no Twitter, no final da tarde desta terça-feira (25).

Do total de imunizantes previstos para a próxima remessa, 139.750 são da AstraZeneca/Fiocruz e 12.870 da Pfizer/BioNTech. De acordo com o governador, por meio dessas doses os municípios poderão ampliar a vacinação dos professores e iniciar a de pessoas com comorbidades acima dos 18 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses da Fiocruz chegam na madruga desta quarta-feira (26). Já as vacinas da Pfizer ainda não têm prazo para chegar. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que ainda aguarda a confirmação da data de envio.

A Sesa destacou ainda que as novas doses serão utilizadas para dar continuidade à vacinação do público de comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da educação e do sistema prisional. Ainda segundo a secretaria, o governo do Estado sinalizou aos municípios para darem início à vacinação do público acima dos 18 anos com comorbidade.

Além disso, com a chegada dessa nova remessa, o Estado dará início à distribuição para atender os profissionais do transporte de passageiros (motoristas e cobradores) e pessoas em situação de rua. Os novos públicos contam com uma população estimada de pouco mais de 22 mil pessoas. Para marcar a incorporação destes novos públicos, o governo do Estado realizará um ato simbólico, nesta quarta-feira (26), no Palácio Anchieta, em Vitória. 

Retomada na produção

Nesta terça-feira a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou a retomada da produção de vacinas contra a covid-19, que precisou ser interrompida há cinco dias. A razão foi a falta temporária de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é a base do imunizante. 

A capacidade de fabricação da Fiocruz é de 1 milhão de doses por dia. No entanto, até as vacinas chegarem aos estados e municípios, o caminho é longo. As doses são encaminhadas para um processo de controle de qualidade, que dura pelo menos três semanas. Somente depois elas são entregues ao Ministério da Saúde, para distribuição.

Também nesta terça-feira chegou em São Paulo um voo vindo da China com 3 mil litros de IFA. A matéria-prima, no entanto, ainda passará por um processo de envase, rotulagem, embalagem e de controle de qualidade, para que a vacina seja entregue ao Programa Nacional de Imunização. Todo esse processo dura, em média, de 15 a 20 dias.

Mesmo com a interrupção na fabricação, a Fiocruz garante que manteve o cronograma de entrega semanal. Já sobre a Coronavac, a chegada de mais vacinas ao Espírito Santo é incerta. O Instituto Butantan ainda não informou quando entregará mais doses ao Ministério da Saúde.

Leia também: Casagrande recebe segunda dose da vacina contra a covid-19