Saúde

Sua panela pode afetar a sua saúde. Saiba como escolher!

A depender do material dos utensílios que vão ao fogo, as panelas podem causar sérios riscos à saúde e inclusive causar doenças.

Foto: Divulgação / Adobe Stock

Todo mundo sabe que a escolha dos alimentos influencia diretamente na nossa saúde. Quanto mais balanceada e equilibrada a dieta, mais o nosso corpo responde com um bom funcionamento, com bem-estar e disposição. O que muita gente não sabe é que a seleção das panelas com que você cozinha em casa também pode afetar o nosso organismo.

Isso mesmo: a depender do material dos utensílios que vão ao fogo, as panelas podem causar sérios riscos à saúde e inclusive causar doenças. Podem, ainda, afetar negativamente as propriedades dos alimentos que consumimos.

Por isso, é preciso saber quais panelas escolher. Pensando nisso, o Folha Vitória criou um manual explicativo sobre cada material, para te ajudar nesta seleção e cuidar da sua saúde e da sua família.

Panela de alumínio

São panelas muito utilizadas principalmente por conta do seu preço de comercialização. Costumam ser leves e de fácil aquecimento, e por isso costumam ser excelentes para o manuseio diário.

O alumínio, contudo, se solta da panela em nanopartículas e migra para o alimento. No corpo humano, o material pode causar graves problemas de saúde, que vão desde os neurológicos ao câncer.

A Organização Mundial da Saúde afirmou que o alumínio que se solta durante as atividades culinárias é tão ínfimo que não chega a ser preocupante. Mas vale ficar atento: utilize sempre colheres de silicone ou de pau, para que não ocorra a raspagem da panela enquanto você cozinha.

Outro detalhe importante é que, quanto mais antiga a panela, mais material ela pode soltar. Por isso, sempre que puder, faça a substituição desses equipamentos.

Panela de ferro

Ao ser utilizada corretamente, a panela de ferro pode chegar a colaborar para a melhora da sua saúde. Ela também libera o elemento na comida, mas, ao contrário da panela de alumínio, este material é importante para o desenvolvimento de crianças, para o cuidado com grávidas e o tratamento de pessoas com anemia, por exemplo.

Mas não se engane. Deixar os alimentos por muito tempo na panela de ferro já pode chegar a ser prejudicial, já que o ferro em excesso pode ser tóxico e ainda prejudicar o sistema digestivo.

Assim, a melhor maneira de ter a panela de ferro como aliada da saúde é procurar a orientação de um nutricionista.

Panela de inox

O inox oferece extrema durabilidade e resistência e, por esses motivos, está em alta para equipamentos de cozinha.

Além disso, a panela de inox é muito segura para uma culinária saudável. Ela distribui o calor uniformemente pelo recipiente e responde muito bem a variações bruscas de temperaturas. Por isso, não solta facilmente nenhum resíduo.

Uma orientação importante é, antes de usar as panelas deste material pela primeira vez, ferver água no interior dos recipientes, para retirar algum possível excesso de metais tóxicos.

Na limpeza, a indicação é usar esponja macia.

Panela de cobre

Panelas de cobre não são indicadas para nenhum tipo de cozinha. Elas soltam este material nos alimentos, especialmente os ácidos. Algumas são, ainda, revestidas com níquel, outro material bastante prejudicial para a saúde.

Portanto, elas devem sempre ser evitadas. Mantenha-as apenas na decoração.

Panela esmaltada

A panela esmaltada é uma boa condutora de calor, mas ela é revestida por chumbo. E ambos são materiais tóxicos para o corpo humano.

Para aquecer demais o utensílio a altas temperaturas como óleo para frituras, por exemplo, ela é contraindicada, porque o calor extremo pode fazer com que a panela libere essas substâncias.

A sugestão é usá-la para molhos e leves refogados.

Panela de vidro

As panelas de vidro estão entre as melhores indicações para uma culinária segura e saudável, porque, neste uso, elas não transferem substâncias para os alimentos.

Para especialistas, esta opção é apontada como a melhor para manter as propriedades, o sabor e o odor da comida.

Panela de barro

Esta análise não poderia faltar por aqui! A panela de barro é totalmente livre de metais tóxicos.

A preocupação em relação a este equipamento deve ser em relação à sua limpeza. Por serem porosas, acumulam resíduos e umidade mais facilmente. Devem ser bem lavadas e guardadas totalmente secas, sempre sem tampa.