Saúde

Especial Dia das Mães: existe uma idade certa para engravidar?

Veja as diferenças físicas e psicológicas entre uma mãe de 20, 30, 40 anos ou mais

Foto: Divulgação

Fisiologicamente o corpo da mulher é formado para gestar. Se olharmos apenas para o organismo podemos dizer que toda mulher nasce pronta para se tornar mãe. A maternidade, na verdade, é o sonho da maioria das brasileiras. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 14% das mulheres não pensam em ter filhos. O restante sonha com o momento e outras até mesmo já realizaram o desejo de ser mãe. 

Algumas mulheres planejam a gravidez, já outras, são pegas de “surpresa”. Mas será que existe uma idade ideal para se tornar mãe? Será que existe diferença entre ser mãe aos 20, 30, 40 anos ou mais? As repostas são: não e sim, respectivamente. Vamos entender? 

Foto: Assertiva Comunicação

A psicóloga e psicanalista Cássia Rodrigues explica que não há uma idade certa, mas um comportamento.  “A idade ideal pode acontecer aos 20 anos, 60 anos ou nunca. É importante que essa mulher consiga deixar de ser filha para se tornar mãe. A grande questão é que há um ciclo biológico, que ‘vence’ com uma determinada idade”.

Para a psicóloga e psicanalista Thamy Martins, quando outros especialistas falam de ciclo biológico ‘vencido’ estão observando o aspecto fisiológico da mulher. “Quando falamos da idade certa nos referimos à saúde dos óvulos femininos.  Quanto mais velha essa mulher for, menor será o quantitativo dos óvulos.  Geralmente eles caem de forma brusca a partir dos 35 anos de idade, o que faz com que seja muito mais difícil engravidar de forma natural”, explicou. 

Para a psicóloga Cássia Rodrigues, no aspecto físico, outro fator que deve ser observado, é a disposição desta mulher realizar atividades com os filhos. “É verdade que a mulher que é mãe depois dos 45 anos está biologicamente mais cansada. Com 25 anos, ela tem mais disposição física para as demandas da criança”. 

Financeiro

Para Thamy Martins, o ato ou momento ideal de gestar e formar uma família, tem muito mais a ver com as questões financeiras, como ter uma casa, emprego e vida estável. Para a psicóloga a vontade de ser mãe deve casar com a possibilidade que ela tem de cumprir esse papel.

Ouça a explicação da psicóloga Thamy Martins 

Do ponto de vista psíquico 

Foto: Divulgação

Para Thamy Martins, mulheres de 20 anos podem ser excelentes mães, e outras consideradas “mais velhas”, talvez não. ” O cuidado da função maternal não está ligado a questões etárias, mas sim psíquicas. Nós temos excelentes mães jovens e solteiras. Assim como temos mães mais maduras, mas que já estão mais afastadas desse contexto de brincar, interagir com a criança, elas estão sem disposição, mas tem muito amor com o filho. São diversos fatores e tudo pode influenciar no comportamento desta mãe”, finalizou a especialista.