Muitas pessoas que fazem atividades físicas ficam preocupadas ao deixar de praticar os exercícios em um dia da semana. O pensamento popular é: treinar todos os dias facilita a conquista dos objetivos. Mas, de acordo com o educador físico e especialista esportivo Leandro Gomes, essa ideia é na verdade um equivoco.
Segundo Leandro, é necessário ter um descanso, porque é nesse intervalo de tempo que o organismo da pessoa consegue se desenvolver. “Não existe um número de dias ideal para treinar, o que o profissional que irá trabalhar com o aluno deverá ficar atento é ‘quem é’ este aluno e quais são os seus objetivos”.
O especialista explica que o profissional deve ajustar o treinamento à rotina do aluno. “Por exemplo, um aluno que está em atividade, sem problemas de peso, pode-se dizer que o ideal seria que ele treinasse pelo menos de 4 a 5 dias com intervalos de descanso. Já uma pessoa sedentária e acima do seu peso, recomenda-se que ela treine duas vezes por semana, e já estará se desenvolvendo fisicamente”, comentou.
O especialista também alerta quem já é praticante de alguma modalidade esportiva e ainda assim busca a musculação, precisa ficar atento para não atrapalhar o desenvolvimento, com os exercícios concorrentes.