Saúde

Especialista explica como cuidar da alimentação durante o Carnaval

Beber água natural, não ficar de jejum e comer alimentos leves, são algumas dicas para quem quer aproveitar a folia sem se descuidar.

Foto: Divulgação
Apostar em alimentos leves e que são fáceis para carregar é uma boa forma para cuidar da alimentação. 

Faltam poucos dias para o Carnaval. As pessoas estão se planejando para ir a folia, passear e viajar. Uma dúvida comum entre os foliões que se preocupam com a saúde e o bem estar é como aproveitar a época de festa sem se descuidar! Principalmente quando se tem uma alimentação regrada e se está acostumado à praticar atividades físicas diariamente.

Afinal, durante o Carnaval é comum as pessoas não dormirem direito, consumir bebidas alcoólicas e comer em food trucks, lanchonetes, bares e restaurantes. 

Pensando nisso, a nutricionista Marina Uvo preparou algumas dicas para que as pessoas aproveitem a folia de forma saudável. 

Dicas

– A nutricionista alerta para que as pessoas bebam água pura. Não se deve fazer substituições de água por chá, café, sucos ou drinks. É importante beber água de forma natural e garantir a hidratação. 

– Não é preciso deixar de comer os alimentos da época. Mas, é preciso ter cuidado com o modo de preparo e com a moderação. Por isso, verifique a aparência do alimento, a limpeza do local onde foi produzido e o cheiro da comida. Não deixe que uma intoxicação alimentar acabe com os demais dias de festa! 

– Quem vai para o folia, não pode estar de jejum! Por isso, a nutricionista aconselha ir alimentado e se possível, levar consigo alimentos leves como frutas, castanhas, sementes e água de coco. “Procure se alimentar com intervalos entre 2 e 4 horas, isso te ajuda a comer menos e, principalmente, a não perder massa magra. A dica vale para qualquer objetivo – saúde, emagrecimento, hipertrofia e bem estar”, destacou. 

O que comer antes da folia? 

A nutricionista Marina Uvo, sugere alimentos de absorção lenta mas que não causem desconforto gastrintestinal. Ela recomenda comer tubérculos, como batatas, inhame, aipim e cará. De fruta, os recomendados são o coco e o abacate. Quem gosta, também pode dar prioridade para sementes de abóbora, castanha de caju e amendoim. 

No que se refere as proteínas, Marina aconselha apostar em carnes brancas como peixe e frango, ou ovo. Quem é adepto aos treinos também podem optar por consumir os suplementos como BCAA, Colágeno Hidrolisado e Whey Protein.