Pacientes que estão enfrentando a covid-19 têm mostrado moderadas ou drásticas perdas de peso durante o tratamento. O enfermeiro americano Mike Schultz, de 43 anos, que perdeu 22 kg após ficar internado.
De acordo com o infectologista, Raquel Muarrek, as vítimas com o vírus apresentam uma perda de peso média de 10%. Isso ocorre por conta do gasto metabólico para combater a doença no organismo. “Em toda infecção você tem uma perda de apetite que pode ser acentuada pelo uso de antibiótico”, explica a infectologista.
No entanto, o gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco reforçou que, em casos moderados, o aumento do gasto metabólico e alterações no apetite por conta da perda de olfato estão dentro do esperado. No entanto, são os casos graves, como o do enfermeiro, que começam a apresentar problemas de desnutrição, a ponto de o paciente precisar de uma alimentação via sonda enteral. É aí que acontecem os processos de emagrecimento mais significativos.
Ataque ao sistema digestivo
Eduardo Grecco também aponta que muitos dos pacientes relatam início de sintomas como diarreia e náusea: “Isso acontece porque o vírus pode atacar estômago e intestino”, explica o endoscopista. “O coronavírus chega ao organismo por meio de uma enzima chamada aECA2, muito presente no sistema digestivo.”
Os obesos precisam ter cuidados especiais contra o coronavírus. De acordo com o especialista, uma vez curado da doença, o paciente que passou por uma drástica perda de peso pode acabar apresentando alguns sintomas de deficiências vitamínicas. Por isso, a recuperação pode incluir suplementos.
A dieta, segundo o gastrocirurgião, deve permanecer moderada, já que pode provocar reações de rebote no organismo caso o paciente volte a se alimentar como antes.
Com informações do portal R7