O Carnaval está quase chegando. Durante os quatro dias de festa, o que não falta é motivo para se divertir. Música, sol, churrasco, encontros com os amigos! Tem ainda a turma que não abre mão de uma cervejinha gelada ou daquele drinque pra embalar toda a bagunça.
E é daí que surge a tal da ressaca. Por falar nela, se o objetivo é manter o mal-estar bem longe, não faltam dicas. Desde água, chiclete, passando pelo chocolate, até chegar nos medicamentos contra enjôo, dor de cabeça e para o fígado. Afinal, nessa época do ano não faltam receitas caseiras e dicas para acabar com o problema. O “kit ressaca” está entre elas.
Caso você faça parte da turma que não abre mão disso tudo porque acredita que vai afastar qualquer tipo de mal-estar pós-bebedeira, atenção! Segundo especialistas, não existe comprovação alguma de que esses kits combatem realmente a famigerada ressaca do dia seguinte.
LEIA MAIS: Como cuidar da pele no verão? Confira 5 dicas simples e eficazes
Inclusive, a associação de medicamentos e álcool pode ser perigosa. Segundo a médica gastroenterologista e professora universitária, Mayara Fiorott Lodi, muitos desses ‘combos’ reúnem os chamados sintomáticos: medicamentos para combater náuseas e antiácidos, por exemplo.
Portanto, eles combatem os sintomas provocados pelo excesso de álcool no organismo. Não existe comprovação de que eles previnem o mal-estar.
“Esses remédios não estão protegendo o fígado. Na verdade, estão apenas combatendo os sintomas dos agentes tóxicos, reforçou a médica.
Além disso, é preciso ficar atento aos riscos provocados por doses imprecisas deles, associadas ao álcool.
“O uso excessivo de remédios, ervas para infusões e principalmente chás ainda podem provocar uma hepatite medicamentosa. O dano pode ser bem maior do que o alívio dos efeitos provocados pela intoxicação desencadeada pela bebida alcóolica”, alertou a gastroenterologista.
LEIA TAMBÉM: Verão: veja frutas e sucos para refrescar, bronzear e emagrecer
5 Dicas para evitar a ressaca nos dias de folia
Após o bate papo com a médica, o Folha Vitória preparou algumas dicas para quem costuma exagerar no consumo de álcool. Entre elas, se alimentar muito bem.
1. Primeiro, capriche na alimentação. Beber de estômago vazio pode ser pior do que você imagina;
2. Abuse da água! Se hidrate bastante, principalmente no calor;
3. Gosta de café? Melhor maneirar. A cafeína é diurética e pode aumentar a desidratação;
4. Respeite os limites do seu corpo. Procure repousar em um ambiente fresco e bem ventilado;
5. Exagerou? No dia seguinte, fuja de alimentos gordurosos. Além de água, dê preferência aos sucos naturais de frutas.
LEIA TAMBÉM: Saiba por que dores de cabeça são mais frequentes no verão. Veja como evitar