Saúde

Espírito Santo é o terceiro estado do País com maior número de imunizações contra a gripe

Mesmo apresentando alta cobertura vacinal, vírus da influenza já matou seis pessoas no Estado neste ano

Foto: Secom
Crianças menores de seis anos estão entre os principais grupos vacinados na campanha contra a gripe. 

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, o Espírito Santo é o terceiro estado com maior número de imunizados na Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que segue até o dia 31 de maio. Mesmo apresentando alta cobertura vacinal contra o vírus influenza, a doença ainda é motivo de preocupação no estado. Somente neste ano, seis pessoas morreram vítimas da gripe. 

64,86% das crianças menores de seis anos e 82,4% dos idosos público-alvo da campanha já foram vacinados no estado. Porém, os indígenas são os campeões de imunização com cobertura de 107,61%, o que significa que todos regionais e mais alguns de outros estados se vacinaram em municípios capixabas. Por outro lado o grupo de policiais e bombeiros tem a menor cobertura, totalizando 22,12% de imunizados. 

Ainda de acordo com a Secretária, esses números estão entre os melhores do Brasil, o Espírito Santo perde apenas para o Amazonas- em primeiro lugar (que começou a campanha um mês antes do restante do País), e para o Amapá, que ocupa a segunda posição no ranking. 

Gripe 

A gripe chamada também de influenza é uma doença perigosa. Somente neste ano, atingiu 55 pessoas no estado com a Síndrome Respiratória Aguda Grave. Os sintomas mais comuns são calafrios, febre, rinorreia, dores de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e sensação geral de desconforto.

Também são alvos da campanha as gestantes, mulheres que tiveram filho dentro de 45 dias, profissionais da saúde, professores, internos do sistema prisional e pessoas com doenças graves. A expectativa é que até 31 de maio, todos os grupos tenham vacinado 90 por centro do público-alvo da campanha. 

Casos de gripe no Brasil 

Neste ano, até 20 de abril, foram registrados 427 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 81 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no País é o vírus influenza A(H1N1)pdm09, com registro de 213 casos e 55 óbitos.

Todos os estados estão abastecidos com o fosfato de oseltamivir e devem disponibilizá-lo de forma estratégica em suas unidades de saúde. Para o atendimento do ano de 2019, o Ministério da Saúde já enviou aproximadamente 9,5 milhões de unidades do medicamento aos estados. O tratamento deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras 48h após o início dos sintomas.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início no dia 10 de abril em todo o país. No primeiro momento, foram priorizadas as crianças e gestantes. A vacinação está aberta para todos os públicos desde o dia 22 de abril.

* Com informações do repórter da TV Vitória Laércio Campos